Reaproveitar alimentos | Confira 5 dicas imperdíveis!

O desperdício é o tipo da coisa que a gente aprende desde pequeno que deve ser evitado, mas sabe qual é a tendência? A maioria dos alimentos podem ser reaproveitados. Pois é, e nem adianta fazer essa cara de quem comeu e não gostou, porque dá para fazer muita coisa com os até então “restos”.

Os alimentos podem ser reaproveitados na cozinha e como produtos de limpeza para casa e beleza. Mas não é todo mundo que gosta, o fato de  reaproveitar alimentos divide bem opiniões. Isso por que a maior parte que pode ser usada está nas cascas dos alimentos, que por sua vez, contém agrotóxicos. Em contrapartida, a mesma casca possui fibras e nutrientes que podem ser utilizados. Pensando nisso, separei cinco reaproveitamentos para a cozinha, vamos ao que interessa:

Reaproveitar alimentos? Faça uma Sopa

Decidiu fazer uma refeição mais leve e escolheu sopa? Peraí, também dá para reaproveitar os alimentos! Junte as cascas da batata, cenoura e outros vegetais. Alho poró, salsinha e cebolinha também estão valendo. Ferva tudo e faça um caldo bem saboroso! Você pode variar de acordo com os alimentos que gostar mais e se divertir experimentando novas combinações! Vale a pena testar.

sopa-tamanho-certo-corbis

comprar-panelas

Batata Frita

Ahãm, ba-ta-ta fri-ta! Além de ficar uma delícia, é fácil de fazer: você vai precisar das cascas da batata, suco de limão e azeite. Em uma assadeira espalhe bem as cascas e misture os outros dois ingredientes. Deixe o forno na temperatura 400 graus e deixe por cerca de dez minutos, mexa um pouco para dourar por todas as partes. Prontinho, é só colocar o sal a gosto e aproveitar!

Refogado de verduras com queijo

Sabe a casca do queijo que você joga fora sem pensar duas vezes? Pois é, essas cascas podem dar um sabor todo especial na comida, principalmente quando combinados com verduras refogadas. O toque das cascas de queijo mudam completamente o gosto do refogado, aposte sem medo!

Leia também:
Como amaciar a carne e deixá-la mais suculenta? Confira as dicas!
Receita Mac N Cheese: a tradicional pasta americana

vegan-tamanho-certo-corbis

Azeite para temperar salada

Quer deixar a sua salada com um gostinho ainda mais saboroso? Basta moer bem as cascas de frutas cítricas com um pouco de óleo em algum recipiente resistente (se você tiver um pilão em casa, é melhor). Em outra vasilha, adicione mais um pouco de óleo e deixe descansar por seis horas. Depois transfira essa mistura para um recipiente limpo e já pode utilizar nas refeições. O azeite cítrico fica bem gostoso e com um sabor diferente!

azeite-tamanho-correto-corbis

Suco de Manga

Você sabia que a casca da manga também pode se tornar um delicioso suco? Pois é, adicionando água e açúcar a gosto. Está prontinho, basta servir!

Viu como é possível reaproveitar os alimentos? Vale a pena testar, depois volta aqui contar para nós o que você fez e se gostou!

julia-bettega

.
Sobre Julia Bettega

Formada em Relações Públicas, desenvolveu gosto pela comunicação desde cedo. Curte cozinhar, mas gosta ainda mais de apreciar uma boa culinária, principalmente italiana e japonesa. Escreve para o Luv Gourmet semanalmente.

Imagens: Natue, Pinterest, Vix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *