S.O.S gastronomia: 6 truques de cozinha infalíveis

Atire o primeiro ovo quem nunca se distraiu e deixou o molho queimar ou salgou demais a comida. Na cozinha, tudo acontece muito rápido e aquele jantar superplanejado pode ir por água abaixo em apenas um minuto.

Mas, calma, como tudo na vida tem solução, ou quase tudo, rs, na arte da culinária não poderia ser diferente! Então, se prepare para anotar seis truques de cozinha que podem salvar o seu almoço ou jantar!

Confira alguns truques de cozinha:

1. Comida muito salgada

truques-de-cozinha-sal

Minha avó dizia que quando alguém exagerava no sal é porque estava apaixonado. Ótima desculpa, né? Rs

Bom, um dos truques de cozinha para amenizar o salgado é adicionar suco de limão espremido, aos poucos, até equilibrar o tempero do prato. Há também quem coloque uma pitada de açúcar ou um pouco de vinagre. Outra solução criativa, dependendo do prato, é adicionar alguns legumes, como ervilhas, cenouras ou batatas, para equilibrar o excesso de sal.


 Como fazer feijão? Veja nossas dicas!
post-montacasa

2. Queimou o molho

truques-de-cozinha-molho

Primeiro passo é não mexer o molho. Retire a panela do fogo e transfira o molho para outra panela, sem raspar o fundo. Só assim para garantir que o molho não ficar com gosto de queimado.

Depois, adicione uma pitadinha de açúcar para disfarçar.
panelas-montacasa
3. Molho branco empelotado

truques-de-cozinha-molho-branco

O molho branco, o famoso bechamel, é também um dos campeões no quesito ‘perder a mão’. Para garantir um molho branco digno de um chef de cuisine é preciso cozinhar a farinha na manteiga e em seguida adicionar os temperos e o leite. Um dos truques de cozinha é adicionar o leite aos poucos, mexendo sempre, de preferência com um fouet, para não empelotar o molho. Caso o truque não funcione, o jeito é apelar para um mixer ou liquidificador.


Como limpar panelas e conservá-las do jeito certo? 

post-montacasa
4. Bolo que não ficou perfeito

truques-de-cozinha-bolo

Se o bolo ficou embatumado, não há muita solução, a não ser fazer outra receita. Mas, se o problema foi na hora de desenformar, quando muitas vezes o bolo se despedaça, calma. O truque de cozinha é esperar o bolo esfriar e confeitar com um creme ou calda, para disfarçar as imperfeições e remendar os pedacinhos. Além do ‘disfarce’, o bolo vai ficar ainda mais gostoso, pode apostar!

5. Arroz queimado

truques-de-cozinha-arroz

Foi atender ao telefone, virou cinco minutinhos e foi o que bastou! Não desanime, há algumas soluções. Um dos truques de cozinha para resgatar o arroz queimado é pegar a metade de uma cebola e colocar no meio do arroz, para tirar o gosto. Outra dica é tirar a panela do fogo, pegar uma colher do arroz cozido e espalhar em uma superfície de mármore. Depois, colocar a panela sob essa superfície para resfriar e tirar o gosto de queimado. Segundo alguns relatos, funciona mesmo!


5 dúvidas e 5 respostas sobre como fazer arroz
post-montacasa

 

6. Exagerou na pimenta

truques-de-cozinha-pimenta

Você se empolgou com aquela pimentinha deliciosa na comida que estava pronta para servir. E agora? Vamos lá, nem tudo está perdido! Dentre os truques de cozinha, dependendo da receita, você pode acrescentar leite, creme de leite ou algum queijo para amenizar o ardido da pimenta. Isso porque os elementos dos laticínios neutralizam os efeitos picantes e o seu prato vai ficar no ponto!

Ufa! Viu só? Então já sabe, antes de sair correndo para ligar para o disk pizza, lembre-se dos truques de cozinha, improvise e acima de tudo, divirta-se! A vida é muito curta para se chatear com detalhes tão pequenos!

Imagens: via Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *