Salada tailandesa com molho by Marcelo Amaral

Quando se trata de receita, o chef Marcelo Amaral, como em toda a sua história e essência, é muito simples. Ele prefere não trabalhar somente a receita, ele gosta de dar dicas para quem for preparar o prato poder criar sem medo. Confira a receitinha simples, porém saborosa, de uma salada tailandesa, de consistência, crocância e texturas diferentes com um molho especial.

Ingredientes da salada tailandesa

– Ervas: manjericão, folha de coentro, hortelã e folhas de salsão;
– Brotos: Moyashi (broto de feijão);
– Castanhas (o toque de crocância): Amendoim, castanha de caju ou castanha do Pará;
– Fruta (o toque agridoce): morango, manga, abacaxi, ou o que tiver na fruteira;
– Sal e pimenta a gosto.

Ingredientes do molho:
– Limão;
– Molho de peixe.

Modo de Preparo

Misture as ervas, o broto de feijão e as castanhas e finalize com a fruta escolhida cortada em cubos. Para o molho, em um recipiente, misture o limão com o molho de peixe, regue a salada tailandesa e misture bem todos os ingredientes.

Para quem é vegetariano ou não gosta de molho de peixe, é possível substituir este ingrediente pelo shoyo (molho de soja).

salada-tailandesa

saladeiras

Dicas do chef Marcelo Amaral

Para dar um toque especial à receita da salada tailandesa, o chef sugere acrescentar um peixe à salada, o que já transforma o prato praticamente em um Ceviche. As sugestões de peixe ficam por conta do: peixe branco, pescada amarela, Congrio ou Robalo.
Basta filetar o peixe, regar com limão, deixar descansar por alguns minutos, para a cocção do peixe, e misturar à salada tailandesa.

E para quem quer se aventurar nos pratos asiáticos, onde encontrar os ingredientes? O chef Marcelo explica que por se tratar de receitas simples, vários ingredientes são encontrados em qualquer supermercado, mas que as pessoas deveriam incluir na sua receita uma ida ao Mercado Municipal. […] Toda experiência gastronômica deveria começar no Mercado Municipal. Eu curto muito comprar os ingredientes lá, porque você sempre descobre uma coisa nova”.

Marcelo-Amaral-mercado-municipal-Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba

E aí? Que tal fazer essa receita deliciosa de salada tailandesa e surpreender a todos com muita simplicidade e sabor?

Decidiu se arriscar? Oba! Então solte a sua imaginação, crie, invente, adicione novos ingredientes e mande uma foto do seu prato para o Luv Gourmet! Quem sabe a sua salada não inspira o chef Marcelo Amaral a criar novos pratos?

Inspire-se, aventure-se e mostre para gente o resultado!

Imagens: Pinterest, Flickr, Thai Food Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *