2 receitas mexicanas by Frida Kahlo pra você fazer em casa

Todo mundo tem suas receitas favoritas e, de fato, a gente adora se atualizar e trazer pra você os melhores pratos para fazer facilmente em casa e arrancar elogios de seus familiares e convidados. Mas hoje o nosso passo a passo está mais que especial – isto porque a loja Frida Kahlo Art nos passou duas receitas mexicanas que são um show de sabor para quem gosta de pratos que fogem do gosto tupiniquim.

E estas receitas mexicanas não são quaisquer receitas não! Ambas fizeram parte do ritual gastronômico pintora Frida Kahlo – artista que marcou época e que esteve sempre à frente do seu tempo.
Esperamos que você goste e deixe sua opinião nos comentários!

***

o-segre-de-frida-kahlo-livro

Logo após sofrer um terrível acidente de bonde que quase a matou, Frida fez um acordo com sua madrinha, a Morte. Para voltar a viver, ela deveria preparar todos os anos uma oferenda, para lembrar-se de seu pacto. Em cada Dia dos Mortos, Frida anotava em seu caderno de capa preta, o banquete que prepararia em oferenda, e o chamou de “Livro da Erva Santa”.

Este livro era uma espécie de diário gastronômico, no qual constava receitas de sua ama de leite, sua irmã Matilde, as receitas italianas de sua amiga e amante Tina e de Lupe, primeira mulher de Diego. Após sua morte, muitos de seus pertences passaram a ter significativo valor no mercado da arte. Seu livro foi visto como um “grande achado”, e foi exibido pela primeira vez na monumental exposição em homenagem a Frida, no Palácio de Belas Artes, na data de seu aniversário de nascimento. Este livro confirmava a paixão da artista pela culinária e a dedicação em cumprir seu pacto com sua madrinha.

receitas-mexicanas-cozinha-frida-kahlo
A casa de Frida Kahlo, quatro anos após a sua morte, se tornou um museu. Na foto, vemos a cozinha da artista, onde ela e outras mulheres da família preparavam as melhores receitas.

No dia da abertura da exposição, o pequeno diário desapareceu. Mas, por sorte, várias receitas mexicanas foram resgatadas e mais tarde foram publicadas pelo escritor Mexicano, Francisco Haghenbeck, no livro O Segredo de Frida Kahlo.

Leia também:
[Inspiração do dia] Decoração Frida Kahlo

Agora sim, as receitas mexicanas!

Frida era muito ligada à cultura e ao folclore do México, e a comida, aliás, era mais uma das formas que ela buscava para manter sempre por perto seu marido, o muralista Diego Rivera, com quem manteve por anos um relacionamento marcado por paixão, arte e traição.

receitas-mexicanas

Na cozinha, Frida cumpriu seu ritual pontualmente, enquanto sua vida se desenvolvia de maneira arrebatadora e dolorosa. E uma pequena amostra pode ser conferida abaixo, nestas duas receitas mexicanas extraídas do livro de Francisco Haghenbeck. Separe as panelas e, claro, as pimentas, e vamos cozinhar!

Tamales de Abóbora

receitas-mexicanas-tamales

Entre as receitas mexicanas estão os tamales, que eram preparados pela babá de Frida Kahlo, uma mulher do estado de Oaxaca – local onde nasceu Benito Juaréz, considerado um dos grandes líderes da história do México.

Ingredientes:

1kg de abóboras pequenas;
1kg de farinha de milho;
3 chiles cuaresmeños (tipo de pimenta mexicana);
2 quesos de hebra (queijo similar à mussarela);
1/4 de xícara de banha de porco;
1 punhado e palhas de espiga verde;
1 punhado grande de folhas de erva-de-santa-maria (apenas as folhas);
Sal e bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:
Pique a abóbora, a pimenta, o queijo e a erva finamente; prepare a massa com a banha – previamente dissolvida com um pouco de água, uma pitada de bicarbonato de sódio e o sal; coloque uma colher cheia de massa nas palhas de milho; espalhe e coloque uma colher do picadinho de abóbora; enrole e deixe cozer numa panela a vapor – leve ao fogo por 1h30; quando começarem a soltar da palha é sinal de que estão cozidos.

Caldo Tlalpeño

receitas-mexicanas-caldo-tlalpeno

Segundo o livro ‘O segredo de Frida Kahlo’, o caldo Tlalpeño era feito pela irmã de Frida Kahlo, Matilde, quando a artista estava se recuperando do seu grave acidente. Segundo consta, Frida aguardava ansiosamente por esta espécie de sopa mexicana que tinha um sabor caseiro e reconfortante.

Ingredientes:
½ kg de peito de frango;
6 xicara de água;
1 xicara de grão-de-bico;
2 dentes de alho;
1 colher sopa de azeite de oliva;
1 xicara de cenoura picada;
1 xicara de cebola picada;
2 chiles chipotle em escabeche em tiras;
1 ramo de erva-santa-maria fresca;
1 abacate cortado em cubinhos;
2 colheres de coentro;
Rodelas de limão;
1 tomate maduro picado;
1 chile serrano;
1 xicara de arroz branco cozido.

Modo de preparo:
Em uma caçarola, coloque o peito de frango, a água, o sal, o grão-de-bico e o alho. Tampe e cozinhe até o frango e o grão-de-bico ficarem macios. Transfira o peito de frango para um prato, deixe esfriar e desfie-o. Aqueça o azeite em uma frigideira, junte a cenoura e a cebola e frite por três minutos. Passe para a caçarola em que cozinhou o peito de frango, acrescente os chiles chipotle e a erva-santa e cozinhe por 30 minutos, adicionando sal a gosto. Distribua o peito de frango desfiado e os cubos de abacate nos pratos em que irá servir a sopa, e por cima, coloque o caldo. Em pratos a parte, deixe o coentro, o chile serrano, o tomate, o limão e o arroz para que cada um se sirva à vontade.

Sobre a Frida Kahlo Art

frida-khalo-lojaA Frida Kahlo Art, pertencente ao grupo Buriti Edições, é a única empresa no país que possui direito sobre as gravuras de Frida Kahlo. E por isso, todos os produtos da marca possuem selo de autenticidade homologados pelo Instituto Frida Kahlo, localizado no México. A FK Art comercializa pôsteres que vão deixar a sua casa linda e ainda super inspirada nesta artista que foi uma das maiores inspirações feminina do século XX. Veja tudo aqui!

Imagens: Tabasco, Playbuzz, Metro Times.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *