Aprenda a fazer 3 deliciosas receitas fáceis com batata

Verão tá aí, a todo vapor e o que a gente mais quer é aproveitar esta estação deliciosa sem perder um minutinho sequer de tudo o que ela oferece de bom, não é mesmo? Então, nada de deixar de ir àquele happy hour ultradivertido com os amigos ou curtir aquele pôr do sol lindo na praia porque tem que preparar o jantar. Ah não, a vida normalmente já é complicada demais para a gente querer complicar mais, quem dirá na cozinha! E você que acompanha o nosso blog já sabe que o nosso intuito aqui é facilitar a vida pra quem cozinha, com receitas fáceis, rápidas e deliciosas, que deixam a vida mais prática e gostosa!

Por isso, no post de hoje a gente vai te apresentar três deliciosas receitas fáceis com batata, ingrediente superversátil, que todo mundo tem em casa, mas que às vezes falta aquela pitadinha de criatividade para inovar nos pratos e fugir do tradicional purê de batata ou batata frita. Então vamos às receitinhas?

panelas-montacasa-2

Receitas fáceis com batata

A intenção é preparar deliciosas receitas fáceis com batata, de forma que seja tudo muito simples e com ingredientes que você tem em casa.

Lasanha de batata com molho branco

receitas-fáceis-com-batatas-lasanha

Ingredientes

  • 8 batatas média cozidas;
  • 180 gramas de presunto fatiado;
  • 180 gramas de queijo muçarela;
  • Queijo parmesão (a gosto, para polvilhar);
  • Salsinha (a gosto);

Para o molho branco

  • 700 ml de leite;
  • 1 cebola ralada;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 caixinha de creme de leite ou requeijão cremoso;
  • ½ colher de noz-moscada ralada.

Modo de fazer

Cozinhe as batatas inteiras, descasque, corte em rodelas e reserve. Para o molho branco, em uma panela derreta a manteiga, doure a cebola ralada e acrescente a noz-moscada. Em uma jarrinha, misture bem as duas colheres de trigo nos 700 ml de leite, despeje na panela com a cebola dourada e mexa sem parar, em fogo médio, com um fouet, até engrossar. Assim que engrossar, desligue o fogo e acrescente o creme de leite ou requeijão, dependendo da sua preferência.

Para a montagem da lasanha de batata

Em um refratário, coloque uma camada de molho branco e por cima, uma camada das batatas fatiadas. Coloque uma camada de presunto, outra de queijo e uma camada de molho branco. Repita as camadas até completar o refratário. Finalize com uma camada de queijo fatiado, salpique o queijo parmesão e a salsinha e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 25 minutos.
Huuum, esta é uma das receitas fáceis com batata que fica uma delícia e você pode variar os recheios de acordo com a sua preferência. Para acompanhar, uma saladinha de folhas verdes vai superbem!

Batatas na grelha

Esta receita com batata é ultra rápida de preparar e serve como acompanhamento para aquele churrasquinho de final de semana. 🙂

receitas-fáceis-com-batatas-assadas

Ingredientes

  • 5 batatas médias (inglesas ou doce, de acordo com a sua preferência);
  • Azeite de oliva;
  • Sal, pimenta moída;
  • Alecrim fresco e orégano.

Modo de fazer

Lave bem as batatas e corte em rodelas, com casca, com a espessura de mais ou menos um dedo. Coloque em uma tigela e tempere com azeite de oliva, sal, a pimenta moída na hora e o alecrim e o orégano.
Em um prato raso, distribua as rodelas de batata temperadas e cubra com outro prato raso. Leve ao forno micro-ondas, em potência alta, por 5 minutos. Terminado o tempo, abra e verifique com um garfo se as batatas estão macias. Caso não estejam no ponto, cozinhe por mais um ou dois minutos no micro-ondas e retire. Coloque um pouco mais de azeite de oliva e disponha as rodelas de batata na churrasqueira, para dar uma tostadinha na grelha, onde está assando o churrasco. Em cinco minutinhos elas ficam com uma casquinha crocante, prontas para servir e deliciosas!

Salada de batata doce

receitas-fáceis-com-batatas-salada

Ingredientes

  • 3 batatas doce com casca;
  • 2 colheres de sopa de óleo de oliva;
  • ½ limão (somente o suco);
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada;
  • 2 colheres de sopa de endro picado;
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Corte as batatas em cubos médios. O ideal é cozinha-las no vapor, por aproximadamente 50 minutos, ou então cozinhe no forno micro-ondas, da mesma forma que a receita de batatas na grelha. Depois de cozidas, coloque as batatas em um refratário e reserve, até esfriar. Misture todos os demais ingredientes em um recipiente, para fazer o vinagrete e tempere as batatas. Acerte o sal e pimenta moída na hora, caso necessário. Está pronta a receitinha de salada de batata, tudo muito simples e delicioso! Se você quiser deixar esta saladinha menos light, e ainda mais deliciosa, você pode acrescentar pedacinhos de bacon frito. Fica divino também!

Ah, e tem ainda outra receita fácil de preparar que é uma batata no pesto, que já publicamos no blog e que você pode conferir aqui.

Viu só quantas deliciosas receitas fáceis com batata você pode preparar? E tudo na maior praticidade, sem precisar perder o melhor do verão com mil preparos na cozinha. Então já sabe, corre lá preparar uma destas receitas saborosas e não esquece de contar para gente nos comentários como ficou! 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *