5 receitas de ovos de Páscoa que você vai amar

Não é necessário ser fã número um de chocolate para amar ovos de Páscoa. Simbólicos, eles são protagonistas desta data, e faltando um pouco mais de duas semanas para a festividade, todo mundo está à procura de um ovinho pra chamar de seu. Mas, vamos combinar, os mais gostosos acabam sendo os mais caros e, muitas vezes, o dinheiro não dá pra presentear todo mundo da família.

E se a gente pudesse contar com as
melhores receitas de ovos de Páscoa?

Por isso, a gente resolveu listar aqui algumas receitas de ovos de Páscoa para você fazer em casa. Você vai perceber que o dinheiro que provavelmente você gastaria com apenas um ou dois ovos de marca vendidos em qualquer supermercado, vai dar pra fazer muito mais ovos e, inclusive, com aquele gostinho pessoal e com os ingredientes que você, sua família e amigos gostam. Procuramos, claro, tutoriais em vídeo e optamos por receitas com um ‘quê’ a mais. Tudo pra você babar de tanta vontade!

Ovo de Páscoa de brigadeiro de leite Ninho e Nutella

Ah, Nutella. Difícil quem não ame este creme de avelã tão versátil, né? E pra gente se apaixonar ainda mais, o canal Flamboesa tratou de misturar e rechear um ovo de Páscoa com brigadeiro de leite Ninho e Nutella. Vê se pode? O mais legal deste tutorial é que a Franciele ensina a fazer um processo chamado de temperagem invertida. A temperagem por si só já é importante para que o chocolate mantenha o brilho e não derreta facilmente quando esfriar, e esta técnica que ela ensina é ótima, sobretudo se você não dispõem de tanta habilidade e espaço na cozinha!

Leia também:
GUIA | Inspirações para a decoração de Páscoa
Como fazer ovo de Páscoa em casa? Veja dicas e truques!
15 ideias criativas para customizar a mesa de Páscoa

Ovo de Páscoa sem lactose

Com certeza você deve conhecer alguém que possui intolerância à lactose – se bobear, você mesmo pode ter este problema e sofre um pouquinho nesta época do ano – já que a maioria dos ovos de Páscoa encontrados no mercado leva leite na composição. Por isso, nós separamos este tutorial bem bacana do canal Fru-Fruta com uma receita de ovo de Páscoa sem lactose e que possui como recheio bolo de cenoura sem glúten e mousse de chocolate que entre os ingredientes tem a água do cozimento do grão de bico. Diferente, né?

Ovo de Páscoa Trufado de Prestígio

O canal Ana Maria Brogui é conhecido por fazer receitas de uma forma bem simples e este ano, inclusive, ele criou uma seção especial com diversas receitas de ovos de Páscoa. Aqui, nós separamos esta opção deliciosa muito fácil de fazer e que é a pedida perfeita para quem ama coco, inclusive.

Ovo de Páscoa Trufado de Alpino

Se tem ovo de Páscoa de Prestígio, é claro que tem ovo de Páscoa Alpino, né? É exatamente o que o Canal Dani Noce ensina a fazer neste vídeo. Vamos ser sinceros que ele dá um pouquinho mais de trabalho pra fazer, mas o resultado fica superbacana. Inclusive, ela dá uma diquinha bem legal para quem deseja presentear alguém com um ovo de Páscoa caseiro!

Bombom aberto no ovo de Páscoa

Sabe aquele bombom de travessa que você tanto adora? Então, a gente encontrou uma receita bem legal que ressignifica esta sobremesa tão boa e faz uma versão ótima para a Páscoa. O canal Cozinha do Bom Gosto uniu o melhor do chocolate e morango em uma única receita – o melhor de tudo é que neste passo a passo você não precisa temperar o chocolate. Isso mesmo!

Afinal, por que fazemos ovos de Páscoa?

A tradição dos ovos de Páscoa não é uma exclusividade brasileira. Outras culturas, inclusive orientais, têm o costume de ter o ovo como um símbolo de vida. Por vezes, eles não são de chocolate, mas isso não diminuiu sua importância neste período do ano. E vale lembrar também que nem sempre os tradicionais ovos de Páscoa eram de chocolate, os grandes protagonistas era os ovos de galinhas pintados à mão nos quais povos germânicos, chineses, persas e até egípcios, por exemplo, presenteavam outras pessoas – não só na Páscoa, mas em outras festividades.

DICA: Sobrou Ovo de Páscoa? Nada de colocar na geladeira, ok? Por mais que conservar em baixas temperaturas seja uma ótima saída para evitar o derretimento, ele pode criar umidade e perder o sabor. O ideal é colocá-lo em uma embalagem fechada e em temperatura ambiente.

Os ovos começaram a ser associadas à Páscoa mais ou menos durante o século XV para comemorar o fim do período de jejum. As pessoas presenteavam outras pessoas com ovos benzidos na missa de Páscoa, realizada no domingo. Com o tempo, estes ovos foram ficando mais sofisticados e quem era mais nobre tratava de fazer diferentes versões, como porcelana e ouro, por exemplo. Mas foi na França que surgiu os ovos comestíveis e lindamente decorados e daí então a tradição evoluiu para o que conhecemos hoje.

acessorios-de-cozinha

Mas vale lembrar que isto não quer dizer que os ovos de galinha coloridos foram extintos de todas as culturas, países como Bulgária, Estados Unidos e França ainda preservam esta tradição entre adultos e crianças.

Viu só? Agora você só vai passar a Páscoa sem ovos, se quiser, pois as receitas são muito práticas, né? Se você tem receitas de ovos de Páscoa, compartilhe conosco aqui nos comentários, pois quanto mais inspirações tivermos, mais aumentamos o nosso repertório culinário, né? Este espaço é todo seu!

Com informações de Brasil Escola e Petit Gastrô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *