Como fazer os principais doces juninos? Veja receitas!

Junho chegou! Chegou o festerê, chegou a hora de tirar aquela camisa xadrez do armário acompanhada pelo chapéu de palha. Também chegou a época de experimentar as mais deliciosas iguarias da culinária brasileira que são típicas dessa época. Sim, no post de hoje nós compilamos as melhores receitas de doces juninos. Dá o play e anote todos as dicas!

 Entre os doces juninos, a famosa paçoquinha

receita-de-pacoca

Quem pensa em doces juninos, automaticamente pensa em paçoquinha. Este doce junino de amendoim que tem uma legião de fãs espalhados pelo Brasil inteiro é bem fácil de preparar. Vamos aos ingredientes:

– 200ml de leite;
– 500g de amendoim torrado, moído e sem pele;
– 1 colher de sopa de farinha de trigo;
– 200ml de leite;
– 1 colher de café de sal.

O preparo dessa guloseima é muito, mas muito mais fácil do que você pensa! É só colocar todos os itens citados em uma panela, cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos e depois transferir o conteúdo para uma forma untada com manteiga. Depois disso, é só esperar esfriar e cortar em quadradinhos.

Maçã do Amor

receita-de-macao-do-amor

acessorios-de-cozinha

A maçã do amor também faz parte da nossa lista de doces juninos preferidos. Algumas pessoas dizem que tem um segredo especial para acertar o preparo dessa maravilha, mas a gente vai te contar e é agora. Antes de tudo, veja os ingredientes que você vai precisar para o preparo:

– ½ xícara de chá de corante alimentício vermelho;
– 4 maçãs vermelhas;
– 1 ½ de açúcar;
– ½ xícara de chá de água;
– ½ xícara de chá de glucose de milho;
– Palitinhos de sorvete.

O primeiro passo para essa receita é lavar bem as maçãs, secar e espetar os palitinhos nas frutas. Depois disso, você deve misturar todos os ingredientes em uma panela e mexer em fogo baixo (aproximadamente 160°) por 5 minutos. Quando a calda atingir um ponto de fio com a textura grossa, você deve desligar o fogo e mergulhar cada maçã rapidamente na mistura. Após isso, é só colocar as maçãs em uma assadeira e esperar secar. Fácil, não é mesmo?

Leia também:
4 dicas para arrasar na decoração de festa junina!

Queijadinha

receita-de-queijada

Queijadinha também é um doce junino, e é a prova de que queijo é tão bom, mas tão bom que combina até com as sobremesas. Essa receitinha é incrível e para preparar você só vai precisar de alguns minutos. Os itens necessários são:

– 200ml de leite de coco;
– 3 ovos;
– 2 xícaras de chá de açúcar;
– ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado;
– 1 colher de sopa de fermento;
– ½ xícara de leite;
– 12 colheres de sopa de farinha de trigo;
– ½ xícara de coco ralado;
– 2 colheres de sopa de manteiga.

Para preparar essa delícia você deve começar batendo a manteiga, os ovos, o coco, o queijo ralado e o leite de coco no liquidificador. Na sequência, você deve ir acrescentando a farinha de trigo e o leite aos poucos, até formar uma mistura bem homogênea. Depois disso, é só colocar a mistura em forminhas untadas e levar até o forno por aproximadamente 40 minutos.

Canjica

receita-de-canjica

Festa junina que se preze precisa ter canjica entre os doces juninos! Deu água na boca só de pensar? Então corre pra cozinha e separa esses ingredientes:

– 500g de milho para canjica;
– 1 lata de leite condensado;
– 2 litros de água;
– 400ml de leite de coco;
– 500ml de leite;
– 3 paus de canela;
– 8 cravos da índia.

Comece deixando a canjica de molho da noite para o dia. Depois cozinhe a canjica que estava de molho em uma panela por aproximadamente 1 hora. Quando ela estiver bem macia, adicione o restante dos ingredientes e cozinhe até engrossar. Para servir você também pode salpicar um pouco de canela ou paçoca nos recipientes com canjica.

Agora que você já sabe algumas receitas de doces juninos, que tal correr pra cozinha e preparar essas delícias para o seu arraiá? Depois conte pra gente como ficou!

Imagens: Decora Casas, Padaria Portugália, Receitas Tá na Hora, Maple Leaf Vapes, do Mel ao Dendê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *