Receita de trufa de whisky e avelã by Espaço Gourmet

Chocólatras de plantão, corram para a cozinha!! O post de hoje traz uma receita de trufa de whisky e avelã incrível, da chocolatier Polyana Rodrigues, da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet, que vai deixar o seu final de semana ainda mais doce e delicioso! E o mais legal desta receita de trufa de whisky e avelã, de acordo com a chocolatier, é que você pode trocar a bebida e criar um novo sabor para as trufas. “[…] Ao invés do whisky, podemos colocar vinho, champagne ou licor.

É só escolher uma bebida do seu gosto e fazer a substituição na mesma proporção.”E para quem gosta de presentear os amigos com personalidade, Polyana dá a dica de fazer as trufas em formas e modelar com um cortador. Depois é só colocar em uma caixinha e arrasar com o presente! Ótima ideia, não é? Então não perde mais tempo e anote os ingredientes.

Ingredientes da trufa de whisky e avelã

receita-de-trufa-de-whisky-chocolate

  • 400 g de chocolate branco picado;
  • 150 g de creme de leite fresco;
  • 35 ml de whisky;
  • 15 g de glucose de milho;
  • 50 g de avelãs torradas e sem casca;
  • 300 g de chocolate ao leite derretido e temperado*, para banhar;
  • 100 g de chocolate branco derretido e temperado*, para decorar.

* Chocolate temperado é quando submetemos o chocolate à temperatura adequada de derretimento e depois o resfriamos até 28°C.

receita-trufa-banner

Modo de preparo da receita de trufa de whisky e avelã

– Leve uma panela ao fogo com o creme de leite e a glucose e mexa até incorporar os ingredientes e obter uma consistência líquida. Acrescente o chocolate picado e quando começar a derreter, retire do fogo e mexa constantemente até obter uma massa homogênea. Acrescente o whisky e misture novamente.

– Transfira para um bowl e cubra com papel-filme, deixando-o em contato com a massa. Refrigere por 12 horas, tempo suficiente para a massa ficar com uma consistência firme para a modelagem.

– Com o auxílio de uma colher de medida e balança, faça pequenas trufas de formato redondo (aproximadamente 10 g), recheando-as com as avelãs.

– Coloque a trufa na ponta de um garfo específico para banhar chocolates e mergulhe-a delicadamente no chocolate derretido e temperado. Deixe o excesso de chocolate escorrer e raspe delicadamente a parte inferior do garfo na borda do bowl.

– Forre uma bancada com papel-manteiga e transfira a trufa coberta de chocolate, empurrando delicadamente com a ponta de uma faca.– Coloque o chocolate branco previamente derretido e temperado em um saco de confeitar e decore as trufas. Deixe secar em temperatura ambiente.

receita-de-trufa-de-whisky

(Foto: Inez Machowsky)

receita-trufa-banner-bowl

O tempo de preparo da receita de trufa de whisky e avelã é de uma hora e o tempo de refrigeração são 12 horas. A receita rende aproximadamente 800 gramas, cerca de 80 unidades de trufas. Huuum, babou? Então não fica só na vontade, experimenta essa delícia e conta para gente como ficou!

Imagens: via Pinterest, Inez Machowsky
receita-de-trufa-chef

Sobre a chocolatier Polyana Rodrigues

Formada em Design de Produto, começou a fazer chocolates ainda na faculdade para ganhar um extra. Apaixonada pelo doce trabalho, começou a aliar o design ao chocolate. Durante oito anos fez chocolates em casa sob encomenda. Em 2008, inaugurou a primeira Grué Chocolateria. Se especializou na Chocolate Academy, do Callebaut Institute, na Bélgica. Hoje, comanda a produção para três lojas da marca Grué, em Curitiba, além de ministrar aulas como chocolatier no Espaço Gourmet.Fotos: Inez Machowsky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *