Receita de spätzle by Espaço Gourmet

Você deve ter passado ao menos um minuto tentando pronunciar o nome da receita de hoje, Spätzle. Calma, o nome dessa massa pode até parecer difícil, mas ela é facilmente apreciada por todos, como afirma o chef Paulinho Sabbag, da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet.

Segundo Sabbag, vários países brigam pela “paternidade” da receita de spätzle, porém, mesmo com essa dúvida, a certeza que devemos ter é de que ela é mesmo europeia e deliciosa. Ponto.

“[…] Diferente das massas comuns, o Spätzle não precisa de muito tempo para ser feito, dispensa o amassar, esticar e cortar. Ou seja, poupa muito trabalho e ainda assim o resultado é maravilhoso”, ensina o chef. Então, vamos aos ingredientes? Ingredientes da receita de spätzle

  • 3 ovos;
  • 75 ml de leite integral;
  • 120 ml de água;
  • 250 g de farinha de trigo;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 10 g de salsinha em moagem;
  • Noz moscada, sal e pimenta-do-reino branca moída na hora o quanto baste.

 

Segundo o chef Paulinho Sabbag, a massa, resultante da mistura dos ingredientes, fica lisa e mole, parecida com um mingau bem espesso. Com a massa pronta e descansada, basta ter uma panela com água fervente e sal. Nela, com a ajuda do acessório próprio – o passador de spätzle – ou, em sua falta, improvise usando um escorredor de massa, amassador de batata, passa legume (acessórios com furos grandes) ou até mesmo uma colherinha de café e com um deles “pingue” a massa na água fervente. Mas vamos ao passo a passo da receita de spätzle, para ficar ainda mais fácil!

receita-de-spatzle-fresco

Modo de preparo da receita de spätzle1

1 – Em um bowl, misture os ovos, o leite e a água e tempere com sal a pimenta-do-reino e noz-moscada.

2 – Adicione a farinha de trigo, e misture até obter uma massa homogênea com a consistência de um mingau bem espesso.

3 – Reserve na geladeira por 30 minutos em um bowl coberto por plástico, para que não resseque.

4 – Leve uma panela com água e sal ao fogo até ferver.

5 – “Pingue” a massa gradativamente na água fervente com o auxílio de um dos utensílios citados no texto acima.

6 – Assim que a massa subir à superfície retire da água com o auxílio de uma escumadeira e reserve.

7 – Repita a operação até acabar a massa.

8 – Leve uma frigideira com a manteiga ao fogo, adicione os spätzles e salteie até obter uma coloração levemente dourada.

9 – Tempere com sal e pimenta-do-reino e finalize com a salsinha picada.

cta-veja-na-lojareceita-de-spatzle-prato

Foto: Guilherme Alves

Segundo o chef, em menos de 3 minutos (ganha até da rapidez do miojo, viu!) ela começará a boiar, o que mostra que está pronta. O tempo de preparo da receita de spätzle é de 15 minutos, mais 20 minutos de descanso na geladeira e o rendimento são de quatro porções. “[…] Sirva acompanhada de um delicioso ragú ou outra carne de panela, grelhados, ratatouille, ou o que for de sua vontade. Opções deliciosas não faltam!”, garante o chef!

Imagens via: Pinterest e Guilherme Alves

receita-de-spatzle-chef Sobre o chef Paulinho Sabbag

Com especializações na Europa e nos Estados Unidos, o Chef Paulinho Sabbag, que há 10 anos está a frente do Catering Jazz Bistrot, produz cardápios personalizados para eventos especiais. Dos nove anos como professor de alta gastronomia, há mais de dois integra o corpo docente do Espaço Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *