Receita de Risoto Alla Milanese by Espaço Gourmet

Gastronomia também é cultura, pode apostar! No post de hoje, você confere uma saborosa receita de Risoto Alla Milanese, do chef Márcio Silva, da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet , que conta um pouco sobre a história da criação deste famoso prato.Segundo o chef, a versão mais aceita da origem da receita de Risoto Alla Milanese, caracterizado por sua cor amarelada – por conta do açafrão, é de que ele foi criado em 1574, pelo jovem aprendiz de pintor Valério de Flanders, que auxiliava na coloração dos vitrais da magnífica Duomo di Milano, a catedral de Milão em estilo gótico.

Duomo-di-Milano

Catedral Duomo di Milano e seus vitrais

Diz a lenda que o auxiliar de pintor adicionava o açafrão em praticamente todas as misturas de tintas. O argumento era de que o açafrão gerava uma cor de pigmento mais brilhoso. O jovem aprendiz de pintor usou tanto a planta, que um dia um de seus colegas disse para ele que ele acabaria colocando o açafrão até na comida.Cansado de tanto deboche, Valério resolveu se vingar. No casamento de seu mestre, o aprendiz de pintor foi sorrateiramente na cozinha e, seguindo o conselho de seu colega, colocou o açafrão na panela do arroz. Dizem que o arroz cor de ouro foi um sucesso e que a partir desse momento, tornou-se um prato bastante popular na região. “[…]Se é verdade ou não a origem da receita de Risoto Alla Milanese, é difícil de se afirmar, mas que a combinação é ótima, ninguém tem dúvidas”, diz o chef Márcio Silva.Agora que você aprendeu um pouco sobre a origem do Risoto Alla Milanese, vamos aos ingredientes desta delícia?

Ingredientes da receita de Risoto Alla Milanese

receita-de-risoto-alla-milanese-ingredientes

Flor Crocus sativus de onde vêm os pistilos de açafrão

 

  • 500 g de arroz para risoto (arbório, carnaroli ou vialone nano);
  • 300 ml de vinho branco seco;
  • 150 g de cebola em moagem;
  • 3 pistilos de açafrão (secos, que você encontra em embalagens nos mercados);
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 200 g de queijo parmesão ralado;
  • 3 l de caldo de frango;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

 

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo com metade da manteiga, adicione a cebola e refogue. Acrescente o arroz e mexa. Em seguida, deglace a panela com o vinho branco seco e espere que o álcool evapore. A acidez do vinho evita que o amido dos grãos do arroz se desintegre rapidamente. Acrescente aos poucos o caldo de frango, mexendo ocasionalmente por aproximadamente 18 minutos. Adicione os pistilos de açafrão e o queijo parmesão ralado, mexa com a panela fora do fogo. Acrescente a manteiga (gelada) e mexa novamente até que ela derreta por completo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

receita-de-risoto-alla-milanese-prato

Foto: Guilherme Alves

banners-jogo-jantar

A receita de Risoto Alla Milanese rende quatro porções e serve de acompanhamento para carnes servidas com molhos.E aí, gostou desta receita cheia de história e surpresas? Então, não perde mais tempo e surpreenda o paladar dos amigos e da família com esta deliciosa receita de Risoto Alla Milanese! Bom apetite e ótimo final de semana!

Imagens via: Google, Pinterest e Guilherme Alves

chef Sobre o chef Márcio Silva

Economista de formação, resolveu dar um novo rumo à sua vida profissional e saiu pelo mundo para conhecer os segredos de cozinhas consagradas de escolas de gastronomia em Paris, Itália e Nova York. Em 2004 concluiu no Brasil o curso de Chef de Cuisine e Restaurateur e percebeu que as pessoas buscavam mais do que um jantar em um bom restaurante, uma forma de extravasar todo o stress do dia-a-dia e, com isso, fundou o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, em Curitiba, e lançou vários novos conceitos que envolvem bem-viver e gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *