Receita de Ragu de Cogumelos by Espaço Gourmet

Tem gente que já deve estar contando as horas para o início oficial do final de semana, não é? Ainda mais quando o final de semana vem acompanhado de um feriado, em plena segunda-feira, o que vamos combinar, não faz mal a ninguém!
Mas, como a gente sabe que não basta apenas o descanso merecido, o final de semana também tem que ser recheado de comidas apetitosas, aí vai mais uma receita da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet: Ragu de Cogumelos!

Sugestão da chef Denyse Porto, esta receita deliciosa, diferente e superversátil, que pode acompanhar desde a torrada com a cervejinha ou até mesmo o prato principal, vai deixar o seu feriado ainda mais gostoso! O tempo de preparo da receita de ragu de cogumelos é de aproximadamente uma hora e rende quatro porções. Então, vamos aos ingredientes?

Ingredientes do Ragu de cogumelos

receita-ragu-de-cogumelos
Cogumelos Paris, Shimeji e Shitake
  • 250 g de cogumelos Paris laminados;
  • 300 g de cogumelos Shimeji laminados;
  • 300 g de cogumelos Shitake laminados;
  • 100 g de cebola em brunoise (cubinhos pequenos);
  • 200 g de manteiga sem sal;
  • 300 g de creme de leite fresco (nata);
  • Salsinha em moagem a gosto;
  • Tomilho a gosto;
  • 3 folhas de louro;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola com 100 g de manteiga. Acrescente o louro, o tomilho e os cogumelos laminados. Espere até secar a água que os cogumelos irão soltar. Quando estiver seco, acrescente o creme de leite, o sal e a pimenta-do-reino, deixe reduzir e já fora do fogo, finalize com o restante da manteiga e a salsinha a gosto.

Segundo a chef Denyse Porto, os cogumelos frescos, além de saborosos, possuem poderosos antioxidantes e são fontes de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e têm baixa caloria. A chef ensina que para usá-los frescos, devemos higienizá-los com um papel úmido e se estiver muito sujo, lavar rapidamente, mas nunca deixar de molho, pois absorvem muita água. “[…]Este Ragu de cogumelos fica delicioso como um aperitivo em uma torradinha, com carnes, massas ou até mesmo com recheio para tomates ao forno”, sugere a chef.

ragu-cogumelos

banners-jogo-jantar

Huuummm!! Deu água na boca, né? Então aproveita que o final de semana é prolongado e corre preparar e experimentar esta receita de Ragu de cogumelos ! E depois não esquece de contar para gente como ficou. Bom feriado e bom apetite!

Imagens: via Pinterest

 

ragu-cogu-chefSobre Denyse Porto

Formada em Administração, largou a profissão para fazer que realmente ama. Formou-se Chef de Cozinha e Restauranter, especializou-se na Itália, na escola IFSE- Itália Food Syle Education, onde fez pesquisa gastronômica e estágio em alguns bistrôs. Em Curitiba, trabalhou em vários bistrôs e foi chef de cozinha de um centro de convenções e um teatro. Hoje, comanda a cozinha Pepe Rosso Gastronomia e integra o corpo docente do Espaço Gourmet.

Siga o Espaço Gourmet nas redes sociais:
Facebook

Instagram

 

 

 

Um comentário Adicione o seu
  1. Simplesmente uma explosão de sabor! Além de tudo, esse presente para o paladar é muito fácil de fazer! Veganos podem substituir o creme de leite tradicional pelo sem lactose! Um primor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *