Receita de lombo suíno à pururuca by Espaço Gourmet

Faltando quase 20 dias para celebrarmos o Natal, que tal começar a pensar no menu de receitas para servir na ceia? Ainda nem teve tempo de pensar nisso? Não sabe se prepara o tradicional peru, ou inova com uma receita de salmão? O Luv Gourmet vai dar uma mãozinha e publicar várias receitas de Natal para deixar a sua ceia ainda mais gostosa!

E a receita de hoje é um delicioso lombo de porco, sugestão do chef Aguinaldo Monteiro, da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet. Segundo o chef, a receita de lombo suíno à pururuca é um preparo tipicamente brasileiro e com custo acessível, o que pode ser uma alternativa ao tradicional peru nas festas de final de ano. E ainda dá a dica: ‘[…]A carne pode ser desfiada e reaproveitada no dia seguinte como recheio de deliciosos sanduíches!’

Huuuuum! Então vamos aos ingredientes da receita?

Ingredientes da receita de lombo suíno à pururuca

receita-de-lombo-ingredientes

  • 1 kg de lombo suíno com couro;
  • 200 g de cebola em jardinière (cubos);
  • 200 g de cenoura em jardinière (cubos);
  • 150 g de salsão em jardinière (cubos);
  • 2 folhas de louro;
  • 750 ml de vinho tinto seco;
  • 80 ml de óleo vegetal;
  • Papel manteiga;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

Modo de preparo

– Faça cortes superficiais no couro do lombo, deixando um espaço de aproximadamente 1 cm entre eles. Tempere com sal e pimenta-do-reino e disponha em uma assadeira previamente untada com óleo e deixe o couro do porco voltado para baixo.

– Asse em forno preaquecido a 200° C por aproximadamente 1 hora. Vire o lombo para que o couro fique na parte superior, acrescente a cebola, a cenoura, o salsão, o louro e o vinho tinto.

– Molhe um pedaço de papel manteiga com água, cobra o lombo e asse novamente em forno preaquecido a 160° C, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos, e adicione água à assadeira sempre que necessário.

– Coe o molho (jus) que se formou durante o preparo e reduza em uma panela no fogo; se necessário, engrosse com amido de milho.

– Leve uma sautoir (ou frigideira) ao fogo e posicione o couro do lombo para baixo por aproximadamente 5 minutos, a fim de obter o efeito pururuca.

– Sirva a receita de lombo suíno à pururuca fatiado, com o molho quente.

panelasd

A receita de lombo suíno à pururuca rende quatro porções e o tempo de preparo é de três horas. O chef Aguinaldo Monteiro sugere servir a receita com tutu de feijão e couve crocante, ou para a ceia Natal com um tradicional arroz à grega. A hormonização fica por conta de um vinho tinto ou cerveja.

receita-de-lombo-de-porco-receita

Gostou desta deliciosa receita de lombo suíno à pururuca para preparar na ceia de Natal? Então continue acompanhando as receitas natalinas que publicaremos aqui no Luv Gourmet e a brilhante ainda mais a ceia deste dia especial!

Imagens: via Pinterest 

padrao-by-chef.
Sobre Aguinaldo Monteiro


Formado chef de cuisine em 2005, mesmo antes do curso já trabalhava com a gastronomia no Brasil e na Inglaterra. É professor do Espaço Gourmet há mais de oito anos e atualmente responde também pelo departamento acadêmico da escola.

Siga o Espaço Gourmet nas redes sociais:
Facebook

Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *