Bonjour mesdames et messieurs!! A receita de hoje, da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet, sugestão do chef Daniel Bernardi, é um dos clássicos da cozinha francesa, muito conhecido e requisitado pelo seu sabor e utilização de ingredientes e técnicas, o Entrecot ao molho de mostarda Dijon.
O chef explica que o corte do entrecot, que em português é o filé de costela, (em francês é o Entrecôte) vem da utilização de uma das pontas do contrafilé. O corte da carne é apreciado por ser muito macio e suculento e por combinar muito bem com o molho Dijon, feito a base de bechamel e mostarda, da região francesa de Dijon.
Segundo o chef Daniel Bernardi, é uma “[..] excelente oportunidade para quem for preparar a receita do Entrecot ao molho de mostarda Dijon de treinar algumas técnicas francesas, como redução de vinho, cebola piqué e até mesmo o clássico bechamel.” O tempo de preparo da carne é de 45 minutos, rende quatro porções.
Alors, vamos à lista de ingredientes para preparar esta receita de entrecot?
Ingredientes da receita de Entrecot
- 800 g de entrecot;
- 60 g de mostarda Dijon;
- 100 ml de vinho branco seco;
- 1 cebola piqué (descasque a cebola, corte ao meio no sentido vertical, coloque uma folha de louro em cada metade e prenda espetando três cravos em cada uma);
- 200 ml de molho bechamel (molho branco);
- 200 g de creme de leite fresco (nata);
- 50 ml de azeite de oliva;
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.
Modo de preparo
Tempere o entrecot com sal e pimenta-do-reino. Grelhe a carne no azeite de oliva, ao ponto de mal passado e reserve. Em uma panela, coloque o vinho e a cebola piqué, deixe reduzir a 1/3 e acrescente o molho bechamel e o creme de leite. Corrija o tempero e com o fogo desligado acrescente a mostarda dijon. A sugestão de acompanhamento fica por conta de batton de batatas fritas, que são batatas cortadas em bastões grandes (com dimensões 1,5 cm x 1,5cm x 7 cm).
Para harmonizar a receita de Entrecot ao molho de mostarda Dijon, a sugestão do chef é um vinho da região de Bordeaux, mais especificamente um Chateau Reynon, feito pelo ilustre enólogo, Denis Dubourdieu. “Excelente escolha e ótimo custo/benefício para acompanhar esse prato magnífico”’, diz o chef.
E aí, gostou? Que tal inovar e mostrar seus dotes culinários explorando as técnicas francesas com esta deliciosa receita de Entrecot ao molho de mostarda Dijon? Experimenta e depois conta para gente como ficou! Aurevoir!
Imagens: via Pinterest.
Sobre Daniel Bernardi
Muito bom ,recomendo