Calulu: de Angola para as mesas de todo o mundo!

Angola é um dos países africanos, lá, a culinária é bem diversificada e similar à brasileira: o óleo de dendê, por exemplo – muito utilizado na Bahia, nordeste brasileiro –, é de origem africana. O prato típico é muito saboroso: o famoso Calulu (kalúlu). Feito com carne seca e outros ingredientes complementares – tomate, alho, berinjela, quiabo e outros. Se você não gosta de carne seca, pode substituir por peixe seco (mas não é tão fácil encontrar em algumas regiões do Brasil).

A título de curiosidade: o Calulu é semelhante sim ao Caruru, prato muito conhecido na região nordeste do Brasil. Os ingredientes que completam o prato são leves, porém, com presença. Não leva muito tempo para fazer e a receita não tem segredos. Vem comigo e eu te conto o passo a passo para cozinhar um delicioso Calulu.

calulu-receita
Carne seca cortada em formato de cubos

Ingredientes para preparar o Calulu

– 1 kg de carne seca (ou peixe seco);
– 1 cebola grande;
– 3 tomates grandes;
– 2 dentes de alho;
– 1/2 kg de quiabos;
– 2 berinjelas;
– Sal
– Azeite de dendê;
– Folhas de couve ou folhas de batata doce.

Como fazer o Calulu?

O primeiro passo é dessalgar a carne seca, cortá-la em cubos e cozinhar com alho picado. Quando a carne estiver quase cozida, misture os outros ingredientes: tomates, cebola, quiabo, berinjela e as folhas. O Calulu deve ser feito em fogo baixo durante toda a receita! Adicione uma pitadinha de sal (à gosto). Uma boa dica é cortar a berinjela em cubos. O quiabo deve ser cortado em rodelas finas, assim como o corte das folhas. Para finalizar, regue uma boa quantidade (à gosto) de azeite de dendê.

Servindo o Calulu

Duas opções que ornam bastante com o prato: arroz branco ou purê de batatas. Mas fique à vontade para recriar o prato com outras combinações.

Esse prato angolano dá água na boca, não é mesmo?! Que tal trazer um pouco da culinária africana para a mesa da sua casa? Conta para a gente nos comentários como foi sua experiência.

le-creuset-amarela

Fonte das imagens: Mexido de ideias, Portal de Angola.

julia-bettega

.
Sobre Julia Bettega

Formada em Relações Públicas, desenvolveu gosto pela comunicação desde cedo. Curte cozinhar, mas gosta ainda mais de apreciar uma boa culinária, principalmente italiana e japonesa. Quase sempre bem humorada, é redatora do e-commerce Pura Malagueta.

Siga Julia Bettega nas redes sociais:
Facebook

Twitter

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *