Receita de Bruschetta de Tomate by Espaço Gourmet

Final de semana chegando e todo mundo já começa a organizar a agenda de eventos. Para quem combinou de preparar um jantar em casa para os amigos, que tal fugir daquela entradinha tradicional de queijo, salame e azeitonas e inovar com uma deliciosa receita de bruschetta de tomate?

Huuum, gostou, né? Para quem ainda não conhece e ficou curioso, bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é um antepasto de origem italiana, que teria sido criado pelos trabalhadores rurais italianos para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. A palavra bruschetta deriva de “bruscato”, que significa torrado ou tostado.Segundo o chef Aguinaldo Monteiro, da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet, a receita de bruschetta de tomate é fácil de fazer e versátil, uma ótima opção para servir de entrada. “[…] a base é simples: pão e azeite e a cobertura mais popular é de tomate com manjericão”, diz o chef. Então vamos aos ingredientes da receita de bruschetta de tomate que rende até sete proções.Ingredientes da receita de Bruschetta de Tomate

receita-de-bruschetta-de-tomate-ingredientes

  • 7 fatias de pão italiano tipo baguete (fatias de 8mm);
  • 200 ml de azeite de oliva;
  • 4 tomates italianos em jardineira (cubos maiores);
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto;
  • 10 g de alho em moagem;
  • 20g de manjericão;
  • 200 g de queijo mussarela de búfala ralado

 

Modo de preparo

– Misture em um bowl os tomates, 150 ml de azeite de oliva, o alho, metade das folhas de manjericão, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe marinar por 40 minutos.

– Pincele as fatias de pão com o restante do azeite de oliva, espalhe o queijo por cima das fatias e asse em forno pré-aquecido a 190° C por aproximadamente 10 minutos ou até que fiquem crocantes e gratinadas.

– Quando retirar as fatias de pão já gratinadas do forno, cubra com os tomates marinados e decore com algumas folhas de manjericão.

receita-trufa-banner-bowlreceita-bruschetta-de-tomate

Olha só, com uma receita assim superfácil você não vai mais ter desculpa para continuar naquela entradinha básica! Experimente novos sabores, prepare a receita de bruschetta de tomate e depois conta para gente como ficou!

Imagens: via Pinterest.

padrao-by-chef.

Sobre Aguinaldo Monteiro

Formado chef de cuisine em 2005, mesmo antes do curso já trabalhava com a gastronomia no Brasil e na Inglaterra. É professor do Espaço Gourmet há mais de oito anos e atualmente responde também pelo departamento acadêmico da escola.

Siga o Espaço Gourmet nas redes sociais:
Facebook

Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *