Para o cafezinho da tarde: receita de bolo mesclado

Olha, não sei como está o tempo por aí, mas aqui em Curitiba, onde eu moro, o solzinho está bem tímido, pensando se sai ou não sai, bem preguiçoooso. Ou seja, dia perfeito para um cafezinho gostoso! E para acompanhar o café, que tal uma receita de bolo mesclado, bem fofinho, como você nunca experimentou? Huuum, ficou com vontade, né?

Então, antes de passar os ingredientes, vou contar a história desta receita. O nome original da receita de bolo mesclado é ‘zebra cake’, ou bolo zebra, devido à massa listrada, como uma zebra mesmo, efeito da montagem do bolo.

Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre as formas de silicone
Como fazer café? Aprenda maneiras diferentes!

Este bolo é feito em vários países, mas quem me ensinou a receita foram duas alemãs que vieram passar um tempo no Brasil. Como todo intercâmbio é uma troca de experiências, inclusive culinárias, em um dia preguiçoso, exatamente como o de hoje, elas ensinaram a receita do ‘zebra cake’ e aprenderam a como fazer o nosso queridinho brigadeiro.

Bom, a tarde de doçuras rendeu, a receita virou de família e volta e meia o bolo mesclado é servido com um cafezinho para alegria de todos. Prova disso é a foto da folha da receitinha, toda trabalhada no ‘amarelado’ e cheia de manchas.

É gente, acha o quê? Em tempos em que o like ou a estrelinha ainda não existiam para avaliar uma receita, as folhas do caderno de receita mais sujas e com carinha de acabadas – manchas de óleo e até um restinho de farinha-  eram a prova do sucesso. Pode ir lá espiar o livro de receitas da vovó ou da sua mãe para ver se as receitas ‘top 10’ não são as das páginas mais podrinhas. rs

Bom, o papo tá bom, mas chega de conversa e vamos ao que interessa!
Confira a receita de zebra cake!

Ingredientes da receita do bolo mesclado ou ‘zebra cake

  • 300 gramas de açúcar;
  • 5 ovos;
  • 1 xícara de chá de água;
  • ½ xícara de chá de azeite;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 xícara de chá de achocolatado;
  • 1 colher de café de essência de baunilha;

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Enquanto isso bata na batedeira as claras em neve e reserve. No liquidificador, bata o azeite, a água, o açúcar, as gemas, a farinha. Coloque em uma travessa e misture delicadamente o fermento em pó e as claras em neve. Separe a massa em duas travessas e em uma delas, misture o achocolatado, para ter uma massa escura e uma massa clara. Unte uma forma com margarina e farinha e coloque a massa com uma colher, alternando uma colher de massa branca com uma colher de massa escura, até completar a forma com a massa (conforme a foto).

receita-bolo-mesclado-preparo

Dica: é essa sobreposição de massa clara e escura que vai criar o efeito mesclado (zebrado) na massa.

Coloque no forno e asse de 40 minutos a uma hora, aproximadamente.

Na receita original, o bolo mesclado não tem cobertura e é servido apenas com uma caneca de leite ou café. Mas, caso você queira deixar o bolo ainda mais saboroso, peneire açúcar de confeiteiro por cima ou faça uma cobertura de brigadeiro mole (leite condensado, achocolatado e uma colherinha de manteiga) tem todo o seu valor!

Experimenta esta delícia e conta para gente o que achou da receita de bolo mesclado, o famoso zebra cake!

3 comentários Adicione o seu
  1. Oi, Lizaia!

    Já fizemos a correção. Obrigada por nos avisar!
    Depois conte pra gente como o seu bolo ficou 😉

    Abraços,

  2. Olá!! observei que no modo de preparo vocês esqueceram de mencionar aonde entra 1 xícara de água. Queria saber pois pretendo fazer o bolo

    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *