[Receita] Pizza com massa de couve-flor

Todos sabem que uma das melhores coisas para a alimentação é evitar o consumo de alimentos processados – dentre eles, o grande vilão atende pelo nome de farinha branca. Mas quando paramos para pensar, percebemos que o ingrediente está na maioria dos alimentos, sobretudo aqueles que nos conquistam pelo paladar: lasanha, pão e até mesmo a querida pizza. Mas, o que você pode não saber é que é possível substituir a farinha com muita criatividade ao fazer uma pizza caseira com massa de couve-flor. É isso mesmo, sem farinha!

Antes de mais nada, liga o som, pois cozinhar é uma arte que combina bem com a música. Eu indico Stan Getz, Miucha e João Gilberto em “Just One of Those Things”

Leia também:
Aprenda a fazer uma pizza de liquidificador em 5 passos
Veja todas as receitas fitness do blog!

Passo a passo para fazer a pizza com massa de couve-flor

Ingredientes da massa:

– 1 couve flor grande;
– 2 ovos;
– 200g de queijo parmesão ralado;
– Sal e pimenta.

produtos-para-pizza

Ingredientes do recheio:

Como qualquer outra pizza, o recheio escolhido para a pizza com massa de couve-flor vai muito do gosto pessoal. Como se trata de uma receita mais saudável, opte por ingredientes mais leves. Para a minha pizza, escolhi fazer muçarela com fatias de presunto de Parma e muçarela com linguiça Blumenau- ambos os sabores com pitadas de manjericão.

– 400g de muçarela ralada sem lactose;
– Molho de tomate;
– Fatias de presunto de Parma;
– Rodelinhas de linguiça Blumenau;
– Manjericão a gosto.

Modo de preparo:

– Primeiramente, faça a higienização da couve-flor e, em seguida, separe as ‘florzinhas’ da hortaliça. Para esta receita, você vai desprezar o caule.
– Quando terminar, use um processador para fazer uma espécie de farofa de couve-flor triturando bem todas as florzinhas.

pizza-com-massa-de-couve-flor

– Despeje o conteúdo em um pano limpe e aperte de forma a expelir o máximo de água possível.

receita-pizza-com-massa-de-couve-flor

– Agora, coloque a couve-flor moída e drenada em um bowl e acrescente os dois ovos e o parmesão. Mexa com a mão até ficar uma massa uniforme. Se precisar e quiser, acrescente uma pitada de sal e pimenta.

pizza-com-massa-de-couve-flor-receita

pizza-com-massa-de-couve-flor-vegetariana

.
.

– Unte uma forma antiaderente de pizza com manteiga e espalhe toda a massa uniformemente. Leve ao forno por 15 min a 180 graus até dourar.

– Retire a massa do forno e passe sobre ela o molho de tomate. Em seguida, espalhe o queijo muçarela ralado e salpique com o recheio que melhor lhe apetecer.  Para finalizar, coloque sua pizza com massa de couve-flor para gratinar por mais cinco min, e voilà, sua pizza sem farinha esta pronta e muito saborosa!

pizza-com-massa-de-couve-flor-dicas

pizza-com-massa-de-couve-flor-vegetariana

pizza-com-massa-de-couve-flor

.

DICA: como não poderia deixar de ser, pizza acompanha um bom vinho. Para tal, escolhi um Tempranillo espanhol, bom e barato, chamado Toro Loco. A harmonização ficou fantástica.

E aí, que tal essa troca da farinha por couve flor? Conta pra gente se você conseguiu fazer esta pizza com massa de couve-flor. Até a próxima!

Imagem de destaque: Angelique Panagos.

Foto_carol

Sobre Caroline Dias

Caroline Dias é advogada e CEO do Montacasa. Além de nutrir pela gastronomia uma grande paixão, não abre mão de comer bem. Como hobbie, Carol se dedica a destrinchar todos os segredos da culinária fitness e nos conta aqui todos os segredinhos para preparar receitas de modo alternativo e muito mais saudáveis.

Siga Caroline Dias no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *