O que são e como funcionam as panelas de cerâmica?

Você é do time que tem uma dificuldade enorme em se desfazer de qualquer coisa, até mesmo das suas panelas? Olha, a gente pode até concordar com a famosa música “panela velha é que faz comida boa”, mas você sabia que as panelas, dependendo do tipo de material, com o passar do tempo e o uso podem liberar alguns resíduos que são prejudiciais à saúde?

Pois é, tem muita gente preocupada em escolher somente ingredientes orgânicos, livres de agrotóxicos e componentes químicos, mas esquece que os recipientes em que os alimentos serão preparados também podem afetar a saúde e até mesmo modificar a cor e o sabor dos alimentos, ainda mais quando se fala em doces.
Mas, ainda bem que nos dias de hoje podemos contar com uma variedade imensa de modelos de panelas atóxicas, que prometem não transferir para a comida nenhum resíduo nocivo à saúde, como as panelas de cerâmica. Ficou interessado em saber um pouco mais sobre essas panelas? Então vem com a gente conferir o post de hoje!

Como são as panelas de cerâmica?

Segundo os historiadores, a indústria da cerâmica teve seu início na pré-história, quando o homem passou a dominar o fogo e aprendeu a endurecer o barro no calor das chamas. Desde então, o processo de fabricação de panelas, utensílios e vasilhas de cerâmica foi cada vez mais intensificado e modernizado.

Na fabricação das panelas de cerâmica, elas são queimadas em fornos a uma temperatura próxima dos 1.300 °C, para garantir que não haja nenhuma porosidade. Além disso, as panelas de cerâmica são livres de níquel, que pode estar presente nas panelas de alumínio, inox ou aço, e o seu acabamento não poroso facilita na hora de limpar, evitando o acúmulo de resíduos, além de ser ultra resistente a riscos. As panelas de cerâmica também são referência no quesito cozinhar por igual os alimentos, reter a alta temperatura dos pratos preparados e poderem ser utilizadas no micro-ondas e no forno convencional.

panelas-de-cerâmica

Leia também: 

Quais são as melhores panelas para cozinhar? Descubra!

5 tipos de panelas especiais para equipar a sua cozinha

Modelos de panelas de cerâmica

E se você visualizou aquela panela de barro enorme e pesada em cima do fogão quando começou a ler o post, pode começar a rever os seus conceitos. Hoje, o mundo gourmet conta com diversos modelos de panelas de cerâmica para uso na cozinha, que unem praticidade e funcionalidade, dá só uma olhada!

Panelas de cerâmica pura

Esses modelos são totalmente fabricados em cerâmica, não sendo apenas o revestimento, seja interno ou externo, como no modelo abaixo. As vantagens das panelas de cerâmica pura são a multifuncionalidade, já que elas podem ser utilizadas no forno, fogão e micro-ondas, são totalmente atóxicas e mantêm o calor dos alimentos por mais tempo. Porém, é preciso ficar atento na hora do manuseio, já que podem ser um pouco mais frágeis.

panelas-de-cerâmica-conjunto

Panelas com revestimento cerâmico

Esse modelo é ideal para quem sempre quis ter em sua cozinha uma panela de cerâmica, mas não quer abrir mão da praticidade e durabilidade de outros materiais, como alumínio, inox e até mesmo o ferro fundido. As panelas de cerâmica, neste caso, são fabricadas com outros materiais e ganham uma cobertura de cerâmica, garantindo assim um revestimento atóxico e antiaderente, o que evita que os alimentos fiquem grudados no fundo e laterais da panela. É a praticidade e a funcionalidade em um único produto! Além disso, alguns modelos com revestimento cerâmico são fabricados em ferro fundido, que garantem uma cocção uniforme dos alimentos, além de manter o calor dos alimentos por mais tempo, como alguns modelos da queridinha do mundo gourmet, a Le Creuset.

panelas-de-cerâmica-le-creuset

Demais essas panelas cerâmicas, não é mesmo? Ah, mas antes de sair por aí comprando qualquer modelo que aparecer na frente, a dica é sempre verificar se o modelo possui um certificado de atoxidade, já que essa é a garantia ao consumidor de que o material não libera os compostos tóxicos que contaminam os alimentos. E depois, é muito importante também sempre usar utensílios de silicone, bambu ou madeira, na hora de preparar os alimentos e sempre utilizar uma esponja macia na hora de lavar essas panelas. Tudo para garantir que as suas panelas de cerâmica terão um bom funcionamento e uma durabilidade ainda maior.
E agora que você já sabe um pouco mais sobre as panelas de cerâmica é só escolher um modelo para chamar de seu!

Com imagens e informações: Pinterest; tuasaude.com.br; noticias.uol.com.br/saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *