O que levar na marmita? Conheça outras formas de montar a quentinha!

Diz aí, você faz parte do grupo dos marmiteiros? Ah, porque vamos combinar, nunca se ouviu tanto falar em marmita, não é? Seja o povo da maromba que carrega a sua marmitinha de frango e batata doce para lá e para cá, ou quem leva o seu feijão e arroz para o trabalho, o fato é que as marmitas chegaram para ficar!

E confesso que estou adorando essa nova cultura instalada, já que antes, as pobres marmitas eram discriminadas por aqui. E posso dizer que a minha experiência com a marmita foi, literalmente, um choque cultural. Sim, isso porque morei algum tempo no Canadá e lá, pasmem, todo mundo leva a sua marmitinha para o trabalho, faculdade, onde quer que seja. E quando eu digo todo mundo é todo mundo mesmo, do diretor da empresa ao estagiário.
E além de ser algo comum, é muito bacana ver que os ambientes de trabalho ou universidades são extremamente preparados, com diversos micro-ondas e áreas de alimentação, para que as pessoas possam aquecer suas marmitas e terem um espaço próprio para comer.

Bem, depois de viver essa experiência por lá, a minha surpresa ao retornar à terrinha foi ver que a marmita também tinha caído nas graças do povo tupiniquim! Reflexo da crise ou apenas uma mudança de comportamento e cultural – antes tarde do que nunca, o fato é que as quentinhas chegaram com tudo e pelo visto para ficar! E aí, claro, não poderíamos deixar de dar uma mãozinha com algumas dicas sobre o que levar na marmita, já que a gente sabe que não são todos os pratos que ficam deliciosos quando requentados.
Além disso, você também confere algumas ideias para inovar na montagem da quentinha e deixar o seu almoço ou jantar ainda mais gostosos. Vem com a gente conferir!

Mas, afinal, o que levar na marmita?

Levar comida na marmita é muito prático e supereconômico, isso a gente já sabe! Mas, para uma refeição perfeita, é preciso saber o que levar na marmita, já que não são todas as comidas que ficam gostosas quando requentadas no micro-ondas.
Por exemplo, aquela batata frita supercrocante, pode esquecer. Dificilmente ela manterá a textura com a umidade do vapor provocada pelo aquecimento. Por isso, antes de sair colocando qualquer comida na quentinha, dá uma olhada em algumas receitinhas para inspirar na hora de escolher o que levar na marmita.

Proteína de soja refogadinha

Se você não é fã de carne requentada, mas não abre mão de uma proteína na hora de comer, essa receitinha é perfeita e supersaudável!

O-que-levar-na-marmita-pts

Ingredientes

  • 1 xícara de proteína de soja texturizada (PTS média);
  • ½ litro de água fervente;
  • 2 colheres de vinagre ou suco de limão;
  • 2 colheres de molho de soja (shoyo);
  • 2 colheres de azeite;
  • 1 tablete de caldo pronto (legumes, carne ou frango) – opcional;
  • Cebola, alho, tomate, azeitonas, milho, ervilha, palmito, temperos em geral.

Modo de fazer
Em uma tigela, coloque a PTS de molho com a água e o vinagre. Caso queira, pode temperar essa água a gosto, para a proteína já absorver o sabor. Deixe descansar por 15 minutos pelo menos. Depois, em uma peneira, escorra a PTS, apertando a proteína para tirar o excesso de água. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho e acrescente a PTS. Coloque o tomate, azeitona, ervilha, milho, ervas, demais temperos e o que for de sua preferência. Pronto! O seu refogadinho está pronto para ser saboreado com arroz, um purê de batatas, no molho do macarrão, enfim, o que preferir para compor a sua marmita.

Escondidinho de frango prático

Essa receita pode ser montada na própria marmita e fica uma delícia!

O-que-levar-na-marmita-escondidinho

Ingredientes

  • Purê de batatas (pode ser inglesa ou doce);
  • Frango cozido desfiado;
  • Queijo fatiado.

Modo de fazer
Prepare o purê de batatas (batatas cozinhas, amassadas com um pouco de manteiga, sal e leite, até formar um creme). Cozinhe o frango, desfie e tempere a gosto com cebola, alho, tomate e ervas e reserve. Pegue a sua marmita e coloque uma camada de purê de batata, outra de frango desfiado e finalize com o queijo fatiado. Pronto, essa delícia está pronta para ser saboreada no almoço, depois de aquecida no micro-ondas ou forno.

Salada de Macarrão frio

Sabe aquele macarrão parafuso ou penne que sobrou da macarronada do jantar? Que tal inovar com uma receita fácil e prática de preparar? Olha só!

O-que-levar-na-marmita-salada-berinjela

Ingredientes

  • 1 abobrinha cortada em rodelas de 1 cm;
  • 1 berinjela cortada em rodelas de 1 cm;
  • 1 cebola média picadinha;
  • 2 dentes de alho ralados;
  • 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão;
  • Tomilho fresco a gosto;
  • Orégano seco a gosto;
  • Tomates-cereja cortados ao meio;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer
Reserve o macarrão já cozido em uma travessa. Em uma frigideira funda, aqueça um pouco de óleo e refogue as rodelas de abobrinha e berinjela com sal e pimenta-do-reino. Na travessa em que o macarrão cozido foi reservado, coloque os demais ingredientes, junte os tomatinhos, a abobrinha e a berinjela e misture bem. Está pronta essa deliciosa salada.

Leia também:
Deliciosas receitas fáceis de fazer com macarrão
5 deliciosas receitas fáceis de saladas gourmet

Outras formas de montar a marmita

Se você pensa que só aquele potinho plástico com tampa pode ser a sua marmita, hora de rever seus conceitos. Hoje, criatividade também conta na hora de montar a marmita. Dá só uma olhada em outras formas de fazer a sua quentinha:

Marmita no pote

Essa, sem dúvida, é uma das formas mais criativas e inusitadas de marmita. Além de ser saudável e uma delícia, claro! Para a montagem você só vai precisar de um pote de compota e alguns ingredientes frescos, conforme o infográfico abaixo.

O-que-levar-na-marmita-pote-salada

Depois de pronta, antes de comer, o legal é dar uma agitada no pote, para que o molho que está embaixo envolva todos os ingredientes e voilà, saladinha pronta para ser devorada.

Marmita com divisórias

Essa marmita é perfeita para quem não quer saber de comida misturada. Assim é possível deixar tudo separadinho, no seu devido lugar, o arroz, os legumes, a carne, o molho e comer como preferir.

O-que-levar-na-marmita-divisoria

Marmita no porta-sanduíches

De vez em quando não é pecado nenhum comer um sanduíche mesmo que seja no almoço, até porque hoje não faltam opções saudáveis por aí. E o legal é que existem recipientes perfeitos para sanduíches, que mantem tudo no seu lugar e os ingredientes fresquinhos.

O-que-levar-na-marmita-sanduiche

E vale lembrar que seja qual for o recipiente que você vai escolher para montar a sua marmita, se ele for de plástico, o ideal é que seja livre de BPA (Bisfenol A), que é um composto utilizado para fabricar um tipo de plástico, presente em diversos utensílios de cozinha. Esse plástico, quando em contato com altas temperaturas, libera o Bisfenol A, que pode ser tóxico e está relacionado a algumas doenças, principalmente do sistema endócrino. Ou então uma marmita de vidro, própria para ser aquecida no micro-ondas.

E outra dica é dos alimentos que devem ser evitados na hora de pensar o que levar na marmita. Entre eles estão as receitas empanadas, como carnes ou legumes, fritas, como batatas ou outro prato que tenha textura crocante, já que por conta do vapor eles acabam ficando moles.

E aí, curtiu as dicas sobre o que levar na marmita? Então não espera mais para adotar esse novo hábito na sua vida que vai garantir mais saúde, já que você vai saber o que está comendo, além de economizar um bom dim-dim para curtir outros prazeres da vida. E claro, se você tem mais alguma sugestão ou dicas sobre o que levar na marmita, compartilha com a gente nos comentários! 😊

Com imagens: Pinterest; saladanopote.net; organizaracasa.com.br;revistacasaejardim.globo.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *