Mas, afinal, o que é culinária orgânica?

Você com certeza já ouviu alguém comentar algo e deve ter se perguntado: mas afinal, o que é culinária orgânica? Hoje, o Luv Gourmet vai te explicar um pouco mais sobre essa tendência mundial de alimentação. Só que para entender o que é culinária orgânica, primeiro temos que partir do princípio e explicar de onde vem este conceito.

Descubra o que é culinária orgânica: tudo começa com os alimentos orgânicos!

Os alimentos orgânicos são o resultado do cultivo de frutas, verduras e hortaliças produzidos sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas, que normalmente são utilizados para controlar doenças e aumentar a produtividade, como é feito nos alimentos convencionais. Além disso, os alimentos também não podem ser geneticamente modificados. E não pense que os orgânicos se restringem apenas às frutas e verduras. Ovos, carnes, óleos e vinhos também podem ser produzidos organicamente. A diferença nas carnes e ovos é que os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, anabolizantes e hormônios.

culinária-organica

utensilios-de-cozinha

Cultivo orgânico: o meio ambiente agradece!

No cultivo orgânico, a produção também é menos agressiva ao meio ambiente, já que não há a contaminação do solo, da água e da vegetação. Para cultivar o alimento orgânico e evitar a contaminação por pragas, os agricultores se valem de técnicas de compostagem, manejo orgânico do solo e adubação verde. Por isso, há quem defenda que os alimentos orgânicos são mais saborosos que os alimentos convencionais, já que todos os nutrientes são preservados e não há interferência no sabor dos alimentos por concentrarem menos água.

Leia também:
2 receitas mexicanas by Frida Kahlo pra você fazer em casa

Mas como saber se um produto é realmente orgânico?

Os orgânicos estão cada dia mais presentes na vida das pessoas, seja na mesa, nas prateleiras dos supermercados e nas feiras especializadas neste segmento. Com isso, é também frequente a dúvida de como saber se o que vocês compra e serve à mesa é realmente um alimento livre de agrotóxicos.

Culinária-organica-dicas-verduras-mercados

Para garantir que o consumidor não vai comprar “gato por lebre”, os produtos orgânicos têm um selo do Ministério da Agricultura. É este aqui, ó:

Culinária-organica-selo-organicos

Esta é a garantia de que o alimento e a sua produção foram fiscalizados por empresas certificadoras e que realmente são orgânicos. A única desvantagem para quem compra os alimentos orgânicos nos comércios, é que normalmente eles são mais caros que os convencionais, já que são produzidos em menor escala e o custo de produção e manutenção é maior.

Tá, mas o que é culinária orgânica?

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre os alimentos orgânicos, fica mais fácil explicar o que é a culinária orgânica, que na realidade é nada mais, nada menos do que pratos feitos apenas com ingredientes orgânicos, ou seja, alimentos puros, livres de componentes químicos e toxinas.

O movimento da culinária orgânica consolidou-se ainda mais devido ao fato da mudança de comportamento por parte das pessoas, que estão preocupadas em manter uma vida mais saudável. Para quem busca uma alimentação regrada e quer aliviar o organismo do acúmulo de toxinas que acumula ao longo da vida, devido ao consumo de produtos artificiais, corantes, conservantes e aromatizantes, a culinária orgânica vem como uma das soluções.

É por isso que é cada vez mais comum encontrar vários restaurantes que oferecem pratos da culinária orgânica e têm uma proposta que preza pela saúde e sustentabilidade, e com isso provam que é possível fazer gastronomia de primeira linha respeitando esses valores.

Culinária-organica-dicas-mesa-pratos

Mão na massa: como fazer uma horta orgânica em casa?

Para quem preza por uma vida saudável, mas nem sempre pode comprar os produtos no mercado, em função do custo, ou ir a um restaurante especializado em culinária orgânica, que tal ter uma horta orgânica em casa mesmo? Gostou da ideia? Agora que você já sabe o que é culinária orgânica, dá uma olhadinha no vídeo abaixo e veja como cultivar alimentos orgânicos no seu quintal ou mesmo na sua varanda!

E aí, curtiu? Mas não para por aí, não! Como a gente adora te inspirar e provocar mudanças positivas na sua vida, aproveitamos também para mostrar alguns ambientes decorados com hortinhas de orgânicos que são uma graça e vão deixar a sua casa ainda mais cheia de charme.

Culinária-organica-dicas-horta-casa
Latinhas e caixas de madeira são ótimas opções para uma horta supercharmosa!
Culinária-organica-dicas-horta-vasos
Para os mais criativos e que adoram contribuir com a preservação do meio ambiente, vasos de barro pintados com tinta lousa e garrafas pets para os temperos.

Incorpore a culinária orgânica

culinaria-organica-receitaGente, tá demais, não? E para fechar o post de hoje, que tal uma receitinha para começar a incorporar a culinária orgânica no seu dia a dia? A nossa dica fica por conta de um delicioso suco! Anota os ingrediente e aproveita para refrescar o seu dia.

Receita de suco orgânico de maçã, uva e limão

Ingredientes:

  • 1 maçã orgânica com casca (cortada em pedaços);
  • 200 ml de suco de uva orgânico (facilmente encontrado nos mercados);
  • ¼ de limão orgânico com casca;
  • 100 ml de água gelada;
  • Gelo;
  • Açúcar demerara orgânico a gosto (caso deseje adoçar).

Modo de preparo:

– Junte todos os ingredientes no liquidificador, bata bem, coe e sirva em copos ou taças.

Fácil, fácil, não é? Olha lá, se você quer levar uma vida mais saudável, o Luv Gourmet já te deu várias dicas sobre o que é culinária orgânica e agora você não tem mais desculpa! 😉

Imagens: Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *