Como montar mesa com ares franceses? Veja inspirações!

Uma massa com cogumelos, manteiga, ciboulette e ovo poché: a primeira coisa que me vem à cabeça é um almoço ou jantar em um vilarejo bem charmoso na França.

A ideia para montar mesa e servir a receita de massa caseira da sous chef Ellen Gonzalez é de um cenário rústico chique, o simples que é elegante por natureza. Tipicamente francês, bien sûr.

Para embalar a imaginação, vou na versão de “La vie en rose”, na voz incrível de Madeleine Peyroux. Uma das versões mais bonitas, na minha opinião.

Agora, feche os olhos e se imagine neste vilarejo lindíssimo.

O que você vê? Eu imagino uma decoração de mesa rústica, de madeira de demolição. Arranjos de flores do campo, louças delicadas, garrafas de vinho branco, uma comida deliciosa, muitos amigos e alguém a quem amar. O mundo poderia acabar assim. Pronto.

decoração-de-mesa

Mesa de madeira: chique e despojada

Adoro reproduzir este ambiente em casa, é o tipo de estilo que realmente acredito ser capaz de deixar qualquer convidado mais feliz: é chique o suficiente, despojado o suficiente, bonito o suficiente, divertido sem medida. E sem frescuras, afetações ou muitas regras.

Para começar, que tal montar uma mesa de madeira bem linda? Se não for seu caso, uma toalha branca de fibra natural bonita dá conta do recado.

montar-mesa

 

A delicadeza dos centros de mesa

Pensei em centros de mesa bem faça você mesmo. Adoro a ideia de vidros de tamanhos variados (vale até garrafa de vinho bonita) com flores do campo. Sempre digo isso, mas vale lembrar: nunca monte arranjos de mesa muito altos, do contrário vira um jogo de esconde-esconde entre os convidados.

Ellen-Gonzales-como-servir-mesa

O charme das louças e dos guardanapos

Na hora da louça, para este tipo de recepção, menos é mais. Pratos brancos bonitos, com algum toque charmoso, resolvem superbem e são o fundo ideal para a massa com cogumelos. Ah, se quiser, vá de prato fundo – acho o ideal para servir uma receita como essa.

Ellen-Gonzales-como-servir-pratos

Guardanapos de tecido complementam o ar rústico e chique na hora de montar mesa e são fundamentais em uma mesa como esta. Vale até fazer uma gracinha e amarrar com algumas ervas, olha só:

Ellen-Gonzales-como-servir-guardanapo


Veja também Decoração de Mesa tailandesa: dicas para criar um clima de magia

post-montacasa

Grand finale: gelos com flores para montar mesa!

Para completar, vinho branco, bem gelado. Dá para deixar na mesa em champanheiras, com bastante gelo. Agora, morri de amores por estes gelos com flor dentro – calma, não precisa fazer milhares, rs, mas alguns “salpicados” por cima deixa a montagem da mesa ainda mais linda!
E é fácil assim de fazer: é só escolher o que quer usar, forrar o fundo da forminha de gelo e completar com água. Depois, só levar ao freezer.

Ellen-Gonzales-como-servir-gelo-flores

Animou? Aproveite este cenário tão delicioso e divertido, que vai dar alegria só de produzir. E receba, reúna, agregue: a vida é feita de encontros, é isso que dá sentido.

Até semana que vem.

Fotos: via Pinterest

priscila-mendes



.
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

_

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *