Dicas de comidinhas para montar uma mesa de halloween

Dia 31 de outubro está aí e com certeza você já foi convidado para alguma festa de Halloween. Mesmo sendo uma tradição muito forte em países como os Estados Unidos e Canadá, por exemplo, o Dia das Bruxas, como é chamado por aqui, vem sendo cada vez mais comemorado em terras tupiniquins. Então, antes de ver as dicas de pratos para montar uma mesa de Halloween, que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Você sabe qual a origem do Halloween?

Algumas teorias sugerem que o Halloween é uma versão moderna do Samhain (lê-se so-in), o ano novo celta que marcava o fim do período de colheita e o início do inverno, momento em que os espíritos visitavam os seus familiares e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Por isso, a utilização de caveiras, monstros e demais símbolos na decoração, que tinham como objetivo afastar os maus espíritos.

Banner-mesa-posta-halloween

Trick or treat

Ainda, segundo teorias, em dado momento, a Igreja Católica tentou se apropriar do Samhain e criou no dia 1º de novembro o Dia de todos os Santos. É daí que vem a palavra Halloween, uma abreviação de All Hallow’s Eve, véspera do Dia dos Santos, em inglês. No feriado católico, famílias preparavam bolos e doces e crianças pobres passavam de porta em porta pedindo comida e em troca prometiam rezar pelos espíritos. E foi aí que surgiu a brincadeira trick or treat, que significa gostosuras ou travessuras em português.

 

mesa de halloween abobora

Bom, agora que você já sabe mais sobre a origem do Halloween, comemorando ou não, que tal aprender a fazer seis pratos e montar uma mesa de Halloween que vai alegrar a festa da garotada, ou mesmo a sua! Confira as dicas, prepare o caldeirão e as poções e mãos a obra!

Pratos para preparar e decorar a mesa de Halloween

Hot dog de dedos

Calma, não se assuste! É só uma brincadeirinha com salsichas e ketchup! Supersimples de preparar, é só cozinhar as salsichas em água e o maior trabalho vai ficar por conta de ‘esculpir’ as unhas e os traços no dedo de salsicha. Depois é só colocar os ‘dedos’ em um pão com um pouco de ketchup e se divertir com as reações dos convidados!

mesa de halloween hot dog

Múmias torradas

Outro prato megafácil de fazer são essas torradas fofas de múmia! Para prepará-las, basta um pão de forma com molho de tomate e colocar algumas tiras de queijos com duas rodelinhas de azeitonas pretas sem caroço, para fazer os olhos.

mesa de halloween mumias

Fácil e rápido de preparar para arrasar na mesa de Halloween!

Leia também:
Dicas para arrasar na decoração da mesa de halloween
Dicas de decoração de mesa para comemorar o halloween

Shots de seringas

Deu sede? Refresque-se com seringas de suco de morango, vinho ou sua bebida predileta! Uma maneira superdivertida de beber sem perder o tom da brincadeira de “terror”, além de dar um efeito incrível na mesa de Halloween!

mesa de halloween seringa

‘Fantasnanas e aboboxericas’

E quem disse que no cardápio da mesa de Halloween não dá para ser saudável e servir comidinhas leves e naturais? Para balancear a dose de guloseimas, olha que graça esta ideia de prato feito apenas com bananas e mexericas. Para preparar os fantasminhas de banana, você vai precisar apenas de bananas e confeitos de gotinhas de chocolate. Corte as bananas ao meio e perfure os confeitos e gotinhas para fazer os olhos e as bocas. Buuuuuuuuuu!!
Para fazer as ‘aboboxericas’, é só descascar as frutas e colocar um talinho verde, que pode ser de salsão, folhas de erva-doce ou qualquer outro verde que se pareça com um cabinho.

mesa de halloween aboboxerica

Chapéus de bruxa

Para quem gosta de um docinho, chapéus feitos com biscoito e chocolate em forma de gotas não podem faltar! Para prepará-los, basta comprar biscoitos com uma camada de chocolate, posicionar as gotas acima e arrematar com uma fita ou chocolate colorido derretido (pode ser o chocolate branco com corante da cor escolhida). Não vai ficar uma graça na mesa de Halloween?

mesa de halloween chapeu

Fantasminha camarada

Prepare o seu bolo preferido em forminhas de cupcake e na hora de enfeitar, um saco de confeiteiro com chantilly para fazer o suspiro em cima do bolinho. Para arrematar, confeitos de chocolate para fazer os olhinhos e a boca. Fantasminha pronto para arrasar na sua mesa de Halloween!

mesa de halloween cupcake

E aí, curtiu o menu de arrepiar? Agora é só chamar a criançada, os amigos, caprichar na decoração e fantasias e se divertir!

Imagens: via Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *