Quais são os melhores cursos de gastronomia do Brasil?

Fazer uma faculdade é o sonho de muita gente – e mesmo quem já tem um diploma em mãos, deseja fazer uma especialização ou algum outro tipo de curso que aprimore o conhecimento. E mais do que uma paixão pela informação, o mercado superconcorrido pede isso e sai na frente quem possui o melhor currículo e sabe aplicar tudo o que aprendeu na prática. Por isso, no post de hoje a gente te mostra quais são os melhores cursos de gastronomia do Brasil, segundo a última atualização do MEC*.

Periodicamente, o Ministério da Educação realiza um ranking das instituições e cursos de todo o país e leva em consideração alguns indicadores, como o desempenho do aluno no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), infraestrutura da instituição e qualificação dos professores. A partir destes critérios, todos os cursos avaliados recebem um ‘Conceito Preliminar de Curso’ – uma espécie de nota que qualifica a instituição e a torna apta ou não para o desempenho das atividades. Quanto mais próximo de 5, melhor é o curso segundo a avaliação do MEC.

Leia também:
Quem são os melhores chefs do Brasil? Veja lista

E é nestes dados do último ranking do MEC que a gente se baseou para criar esta lista de melhores cursos de gastronomia do Brasil. Infelizmente, nenhuma instituição conseguiu abocanhar a nota 5, mas muitas delas já possuem conceito 4 – o que já é ótimo e representa uma boa qualidade de ensino superior.

Melhores cursos de gastronomia
do Brasil, segundo o MEC

Na lista oficial, existem muitos cursos bem avaliados, mas como não conseguiríamos falar de todas num mesmo post, elencamos aquelas que já têm tradição e que estão situadas em grandes capitais do país. Confira!

PUCPR

melhores-cursos-de-gastronomia-do-brasil-puc

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná iniciou suas atividades em 1958 e é uma das instituições mais tradicionais do estado. Situada em Curitiba, ela oferece diferentes tipos de cursos, entre eles, claro, o de Tecnologia em Gastronomia – pioneiro na região e que oferece um diploma reconhecido no Brasil e no exterior. Para um aprendizado completo do aluno, a PUCPR oferece uma cozinha didática moderna, biblioteca com um ótimo acervo bibliográfico específico do curso, além de laboratórios de bioquímica.

 

panelas-montacasa-comprar
Quem faz o curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR estará apto para atuar em diferentes ramos da alimentação, como, por exemplo, restaurantes, hospitais e cozinhas industriais. Vale lembrar que o profissional também estará apto a montar um negócio próprio no ramo gastronômico. Visite a página do curso aqui.

Unisinos São Leopoldo

melhores-cursos-de-gastronomia-do-brasil-unisinos

Com quase 50 anos de tradição, a Unisinos é uma instituição situada no Rio Grande do Sul e que possui polos de educação à distância nos outros dois estados da região Sul, além de São Paulo e Minais Gerais. No campus São Leopoldo (RS), especificamente, é onde está o curso de Tecnologia em Gastronomia de conceito 4 no MEC. Neste curso, o aluno fica preparado para encarar diferentes áreas gastronômicas do mercado e ainda tem a possibilidade de fazer intercâmbio internacional graças às parcerias que a Unisinos mantém com escolas estrangeiras. Visite a página do curso aqui.

Estácio de Sá

melhores-cursos-de-gastronomia-do-brasil-estacio-de-sa

A Estácio de Sá nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1970, mas atualmente a instituição possui polos em outros estados e cidades fluminenses. O curso de gastronomia, especificamente, está localizado no campus Rio de Janeiro e por lá o aluno vai aprender diferentes tipos de técnicas do ramo alimentício, usando, para isso, laboratórios de ponta e totalmente equipados. Ao final do curso, claro, o profissional estará preparado para atuar em diferentes segmentos e ainda ter total domínio de diferentes tipos de ingredientes. Visite a página do curso aqui.

Anhembi Morumbi

melhores-cursos-de-gastronomia-do-brasil-anhembi-morumbi

Assim como a Estácio de Sá, a Universidade Anhembi Morumbi iniciou as suas atividades na década de 70 e hoje em dia é uma das instituições mais tradicionais de São Paulo. O curso de gastronomia da UAM tem duração de dois anos e possui a opção de aprendizado à distância ou presencial. Muitas das aulas são práticas e são realizadas em uma infraestrutura impecável – ao todo, são 15 cozinhas didáticas, além de uma cozinha de demonstração destinada a públicos maiores, de até 80 pessoas. Visite a página do curso aqui.

Mackenzie

melhores-cursos-de-gastronomia-do-brasil

Com mais de 100 anos de tradição, a Universidade Presbiteriana Mackenzie nasceu em São Paulo, mas hoje tem polos de graduação em outras cidades paulistas, além de estar presente em Brasília, Recife e Rio de Janeiro. O curso de tecnologia em Gastronomia da instituição busca trazer ao aluno conceitos técnicos sobre alimentação e bebidas, além de apresentar conceitos sobre segurança alimentar e gestão gastronômica. A Mackenzie possui, ainda, parcerias com escolas internacionais para que você possa fazer um intercâmbio; programas de pesquisa científica para complementar a graduação, além de outras atividades complementares. Visite a página do curso aqui.

Agora conta pra gente o que acha destas instituições que possuem os melhores cursos de economia do Brasil. Inclusive, se você já estudou em alguma delas, deixe sua experiência nos comentários!

*O relatório do MEC foi baseado nas provas do Enade 2015, porém, só foi divulgado este ano. Ao todo, mais de 400 mil alunos fizeram a avaliação e mais de 2 mil instituições foram representadas.

Com informações de Folha Uol.
Imagens: Blog do Vestiba PUC PR, Eduardo e Mônica, O Velhinho da Itambé.

Um comentário Adicione o seu
  1. Obrigado pelas indicações e espero que podermos escolher a melhor opção e compartilharmos o resultado aqui com vocês….

    Parabéns pelo site, acompanho sempre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *