Quem são os melhores chefs do Brasil? Veja lista!

A profissão de chef de cozinha nunca esteve tanto em evidência quanto agora – e não é para menos. Com a ascensão e grande audiência dos programas culinários na TV, em especial o MasterChef Brasil, não teve quem não amasse ou odiasse as dicas e puxões de orelha que os profissionais davam para os concorrentes. De fato, Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin possuem seus talentos, mas nós não estamos aqui para falar deles exatamente, nem de qualquer outro chef de cozinha que possa estar agora participando de um programa de televisão.

Em nossa lista de melhores chefs do Brasil demos prioridade àqueles que de alguma forma receberam algum destaque recentemente ou que receberam as famosas ‘estrelinhas’ pelo bom atendimento e ótimos pratos encontrados no restaurante onde atua ou comanda. Eles não estão em uma ordem de prioridade, pois todos, em igual importância, têm os seus talentos, e a gente mostra um pouquinho deles aqui.

Entre os melhores chefs do Brasil, não pode faltar ele

chef-alex-atala

Alex Atala, dispensa comentários. Envolvido com a culinária desde pequeno, Atala começou a sua carreira aos 19 anos e não demorou muito para que trabalhasse estagiasse em grandes restaurantes franceses e italianos. De volta ao Brasil, Alex Atala teve a oportunidade de trabalhar em ótimos restaurantes paulistanos e em 1999 inaugurou o restaurante que é hoje um dos melhores do mundo segundo especialistas: o D.O.M.

No comando do D.O.M até hoje, Alex Atala colhe os louros da realização de um bom trabalho gastronômico. Com pratos que valorizam os sabores e aromas típicos nacionais, seu restaurante foi o único do Brasil a receber duas de três estrelas no guia Michelin, e desde 2011 está entre os 10 melhores do mundo no ranking da revista inglesa Restaurant.

 

Leia também:

Será que não está na hora de ter uma Le Creuset?
Qual é a faca ideal para cada tipo de ingrediente?
Preciso de um jogo de panela. Por qual optar?

 

Atualmente, além do D.O.M, Alex Atala também comanda outro restaurante que valoriza os ingredientes nacionais: o Dalva e Dito. Se não bastasse a eficiência entre as panelas, o chef de cozinha também participa de eventos por todos o país, possui quatro livros publicados, ministra aulas especiais em eventos gastronômicos e, mais recentemente, Atala participou do documentário “Comer o quê?”, do filmmaker Leonardo Brant.

Helena Rizzo

chef-helena-rizzo

Parece que o mundo da gastronomia é feito somente por homens, né? De fato, muitos dos chefs de cozinha presente nos rankings de melhores do mundo pertencem ao sexo masculino, mas Helena Rizzo está aí para desmistificar tudo isso e mostrar que ‘As’ chefs também têm seu poder e muito talento para mostrar. E não é à toa que ano passado, a chef com nome de protagonista de novela do Manoel Carlos, figurou na lista na revista inglesa Restaurant – ela foi eleita a melhor do mundo segundo a publicação.

Este ano, juntamente com sócios, Helena abriu dois espaços gastronômicos: a Padoca do Maní e o restaurante Manioca. No entanto, desde 2006, a chef de cozinha se dedica ao Maní – que prioriza o cultivo orgânico e os sabores nacionais. Este restaurante, inclusive, figura na lista dos melhores restaurantes do mundo pela revista Restaurant e ganhou uma estrela (de três) no guia Michelin – vale destacar que somente 16 restaurantes do Brasil receberam esta mesma honraria.

acessorios-de-cozinha

Roberta Sudbrack

chef-roberta-sudbrack

Se no ano passado, Helena Rizzo foi eleita como a melhor chef mulher do mundo pela revista inglesa Restaurant, este ano foi a vez de outra brasileira receber o prêmio, desta vez pela América Latina. A gaúcha Roberta Sudbrack, no alto de seus 40 e poucos anos começou a se envolver com a culinária ainda com 17 anos, quando vendia cachorro-quente na rua. Ao longo do tempo, Roberta trabalhou na cozinha do Palácio da Alvorada e em 2005 abriu o seu próprio restaurante, localizado no Rio de Janeiro e que leva o nome dela.

Roberta explora e gosta bastante do conceito de comida de rua, tanto que ela tem um food truck e ainda este ano, a chef deve abrir mais um restaurante que coloca em prática toda esta ideia, o ‘Da Roberta’. Atualmente seu restaurante principal possui uma estrela Michelin.

Rodrigo Oliveira

chef-rodrigo-oliveira

Não sei se você vai associar o nome à pessoa, mas, recentemente, o chef Rodrigo Oliveira participou do MasterChef Brasil como chef convidado, lembram? Na ocasião, ele mostrou o que sabe fazer de melhor: comida nordestina. À frente do restaurante paulista Mocotó, o chef, este ano, figurou entre os melhores da América Latina, ranking realizado pela revista Restaurant.

 

Leia também:

Tudo o que você precisa saber para ter uma panela de fondue
Qual a importância de uma assadeira na hora de cozinhar?
Quem são os melhores chefs do mundo?

 

O mocotó, ao contrário dos outros restaurantes citados aqui, não tem nenhuma estrela Michelin, no entanto, o estabelecimento foi citado no Bib Gourmand, prêmio do mesmo ranking dado a restaurantes ótimos e com bons preços. E, no ano passado, Oliveira foi considerado o chef do ano pelo Guia Brasil 2014.

Jefferson Rueda

jefferson-rueda

Outro profissional que figurou no MasterChef foi Jefferson Rueda. Mestre no preparo de embutidos, o chef de cozinha figura na lista de melhores chefs do Brasil não por acaso – o restaurante que comandava até então, o Attimo, ganhou uma estrela Michelin este ano. Atualmente, Rueda abriu um misto de bar e restaurante: a Casa do Porco, onde explora o ingrediente que mais gosta de trabalhar. E em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o chef conta que o menu traz tudo o que de melhor eles fez nestes 20 anos de carreira.


Participação do Jefferson Rueda no MasterChef Brasil (1h07min) –  2ª temporada.

E você, já tinha ouvido falar nestes que são os melhores chefs do Brasil? Conta pra gente nos comentários!

Imagens: Prazeres da Mesa, Novo Luxo, Anna Ramalho, Twitter, Vem gente IG.
Com informações de Folha de São Paulo, Gazeta do Povo e sites dos profissionais citados.

6 comentários Adicione o seu
  1. OI MEU NOME É MELISSA EU TENHO 10 ANOS DE IDADE E QUERO SER CRITICA GASTRONOMICA QUANDO EU CRESCER ANOTO TUDO NO MEU CADERNINHO MAS O CHEF QUE EU MAIS GOSTO É O CHEF ALEX ATALA TENHO FOTOGRAFIAS DELE E LEIO SEMPRE AS NOTICIAS QUE SAEM DELE NAS REVISTAS

  2. olha gosto de comer bem,mais tem uma mulher que faz uma tilapía ao molho maria pereira foi esse o nome que ela mi disse que é uma delicia,restaurante cabana do mano zema stela maris salvador bahia

  3. excelente matéria, fiquei curiosa agora para comer nesses restaurantes, vou falar para meu mariado que estou gravida,…rss

  4. gostaria quer um chef desse mim desse uma opniao como reforgar um frango pra ter durabilidade e ficar gostoso tenho uma fabrica de coxinha na massa da macaxeira por gentileza er so mandar pra o email de cima

  5. O Brasil está cheio de muitos talentos, gastronômico, o que não podemos esquecer antes de ser chef precisa ser bom cozinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *