Como usar a máquina de sorvete Cuisinart?

Difícil encontrar quem resista aos encantos do sabor do sorvete, não é mesmo? Eleito uma das sobremesas mais gostosas de comer, o sorvete é aquele docinho que tem o poder de melhorar o dia de qualquer um, vai dizer que não?

E você pode até pensar, mas o inverno ainda nem acabou e já estão falando de sorvete?! Ah, e tem tempo para falar sobre um doce tão gostoso? Ainda mais que as combinações são tantas que mesmo nos dias mais frios, um sorvete acompanhado de uma calda quentinha, ou um pedaço de bolo que acabou de sair do forno, cai muito bem, sim!

E já pensou que delícia fazer o seu próprio sorvete para comer quando e quanto quiser? No post de hoje, você vai aprender a como usar a máquina de sorvete Cuisinart, modelo Ice-21, que além de preparar o sorvete, faz mais de 1,5 litros de frozen yogurt e sorbet. E tudo isso em apenas 20 minutinhos, usando os ingredientes que mais gosta, sem adição de conservantes, tudo fresquinho e muito saboroso.

maquina-de-sorvete-cuisinart-modelo

Ah, irresistível, não é mesmo? Confere o passo a passo e se joga nesta delícia que é o sorvete!

Leia também:
Sorveteira Cuisinart é praticidade na cozinha. Veja modelos!

Como funciona a máquina de sorvete Cuisinart?

Para ficar mais fácil, vamos explicar em etapas como você pode fazer o seu sorvete. O procedimento é simples e muito rápido, confere só!

1. O primeiro passo é congelar o recipiente da máquina de sorvete Cuisinart, que tem um líquido de resfriamento para congelar a massa do sorvete. Para isso, lave e seque bem a peça e proteja com um saco plástico. Coloque o recipiente no fundo do freezer, onde a temperatura é mais baixa, e deixe de 16 a 24 horas. O recipiente deve ficar no congelador até você não conseguir mais ouvir o líquido de resfriamento se mover. Assim que retirar o recipiente do freezer, remova o saco plástico e utilize logo, já que o descongelamento é rápido.

2. Prepare uma receita de sorvete que renda até no máximo dois litros. Utilize uma tigela com bico dosador, misture todos os ingredientes e deixe a mesma esfriar antes de colocar no recipiente congelado.

3. Coloque o recipiente congelado no centro da base e encaixe a pá misturadora, que se ajusta no centro do recipiente, com o lado redondo virado para cima.

4. Coloque a tampa sobre a base e gire no sentido horário, até a tampa travar.

5. Para ligar a máquina de sorvete Cuisinart, gire o botão que liga e desliga até a posição ON. Você vai ver que o recipiente de congelamento começa a girar.

6. Acrescente os ingredientes do sorvete por meio da abertura em cima da tampa, com a máquina de sorvete Cuisinart funcionando.

7. Em dez minutos, a massa já vai começar a engrossar. Se a receita leva nozes, castanhas, frutas ou chocolate, essa é a hora de acrescentar estes ingredientes e deixar misturar à massa. Bata por mais dez minutos, totalizando 20 minutos para que o sorvete fique pronto.

8. Transfira a massa de sorvete, com o auxílio de uma colher, para um recipiente hermético e caso queira uma consistência mais firme, congele por pelo menos mais duas horas.

maquina-de-sorvete-cuisinart-modelos-coloridos
Máquina de sorvete Cuisinart em diversas cores para quem adora uma cozinha colorida!

*O tempo de preparo de 20 minutos depende da receita e da quantidade.

Agora que você já sabe como usar a máquina de sorvete Cuisinart, que tal conferir algumas receitinhas deliciosas para preparar a sobremesa daquele jantarzinho gostoso?

utensilios-sorvete

3 receitas para preparar com a sua sorveteira Cuisinart

De nada adianta saber como usar a sua sorveteira sem ter algumas receitinhas deliciosas e práticas de preparar, não é mesmo? Pois é, e o melhor de tudo é saber que a sua sobremesa será preparada com ingredientes frescos e sem adição de conservantes. Confere só quanta delícia!

Receita simples de sorvete de baunilha

O legal desta receita é que ela serve como base para o preparo de diversos sabores de sorvete. É só usar a sua criatividade e incrementar a massa com seus confeitos favoritos ou ainda caldas de frutas quentinhas!

maquina-de-sorvete-cuisinart-baunilha

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de leite integral;
  • 2 xícaras de chá creme de leite;
  • ¾ de xícara de açúcar granulado;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite, o açúcar e o sal até o açúcar dissolver. Coloque em uma tigela e misture o creme de leite e a baunilha. Cubra o recipiente e coloque no refrigerador de uma a duas horas ou durante a noite toda. Ligue a máquina de sorvete Cuisinart, despeje a mistura no recipiente de congelamento e bata de 15 a 20 minutos.

O sorvete de baunilha pode ganhar novas versões se você acrescentar nozes, castanhas, pedacinhos de chocolate ou de frutas frescas. Fica uma delícia!

Frozen de Iogurte de Morango

Essa receitinha é especialmente para quem já está pensando no projeto Verão 2018! Sim, é possível se deliciar com uma saborosa sobremesa sem ficar com peso na consciência. E tudo muito simples e prático de preparar, olha só:

maquina-de-sorvete-cuisinart-frozen

Ingredientes:

  • 4 xícaras de iogurte natural light;
  • ½ xícara de açúcar granulado;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 2 colheres de sopa de xarope de milho;
  • 450 g frutas vermelhas mistas;
  • 1½ colher de sopa de mel;
  • 1½ colher de sopa de limão;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Primeiro é necessário retirar o soro do iogurte natural. Para isso, coloque o iogurte em um coador de papel e deixe drenar de duas a quatro horas. Em uma vasilha grande, misture o iogurte drenado com o açúcar, o sal, baunilha e o xarope de milho e reserve. Em uma panela média, aqueça as frutas vermelhas, o mel e o suco de limão por cerca de dez minutos ou até amolecer. Coe para retirar o líquido e deixe esfriar. Quando as frutas estiverem frias, misture ao creme de iogurte. Cubra e deixe refrigerar por duas a três horas ou durante a noite. Ligue a máquina de sorvete Cuisinart, despeje o creme de iogurte no recipiente de congelamento e deixe misturar até endurecer, de 15 a 20 minutos.

Sorbet de Limão e Manjericão

O sorbet é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose ou quer evitar receitas com leite, mas não abre mão de um docinho. Essa receita leva manjericão, que dá aquele toque especial, mas pode ser substituído por outras ervas também, como capim limão. Olha só que delícia e simples de fazer!

maquina-de-sorvete-cuisinart-sorbet

Ingredientes:

  • 3 xícaras de água;
  • 2 xícaras de açúcar granulado;
  • 2 colheres de sopa de raspas de limão divididas;
  • 1½ xícara de manjericão fresco;
  • 1 pitada sal;
  • 3 xícaras de suco fresco de limão.

Modo de fazer:

Para começar, prepare um xarope de limão simples. Em uma panela média, sobre fogo médio-baixo, coloque a água, o açúcar, 1½ colher de sopa de raspas de limão e cozinhe até dissolver o açúcar. Tire do fogo e adicione o manjericão e o sal. Deixe a mistura descansar por 30 minutos, adicione o limão, cubra e deixe refrigerar de duas a três horas ou durante a noite. Coe a mistura em uma peneira fina. Agora vamos ao preparo do sorbet. Ligue a máquina de sorvete Cuisinart, despeje a mistura do xarope de limão no recipiente de congelamento e deixe misturar até endurecer, de 15 a 20 min. Quando o sorbet estiver quase pronto, adicione o restante das raspas de limão pela abertura localizada em cima da sorveteira e deixe funcionar até misturar bem.

*Todas essas receitas ficam com uma textura macia e cremosa. Se você deseja uma textura mais firme, transfira o sorvete, o frozen yogurt ou o sorbet para um recipiente vedado e coloque no freezer por cerca de duas horas.

Gente, é muuuuita delícia em um post só! E agora que você já sabe como usar a máquina de sorvete Cuisinart, se você ainda não tem uma, melhor garantir logo a sua para preparar todas essas delícias e muito mais. E se você já tem a sua e tem uma receitinha imperdível, conta pra gente nos comentários, vamos adorar saber!

Com imagens e informações: cuisinart.com; Pinterest

3 comentários Adicione o seu
  1. ELIANA RAMTHUN, eu tenho a ice21 e ela é bem barulhenta, sim. Eu geralmente deixo a minha funcionando, marco o tempo, vou para outro cômodo longe e só volto quando é hora de desligar, rsrsrsrs. Mesmo assim, vale a pena porque ela faz sorvetes incríveis.

  2. Eu adquiri essa máquina, ela realmente faz sorvetes deliciosos.
    Mas gostaria de saber se ela faz barulho qdo ligada, achei que por ser uma marca famosa seria mais silenciosa.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *