Tudo o que você precisa saber sobre as formas de silicone

Verão, férias, e você se programou para fazer aquele cafezinho com as amigas, para botar o papo em dia e curtir a tarde em plena sexta-feira. E para o encontro ficar ainda mais gostoso, preparou aquele delicioso bolinho da vovó para acompanhar o café. Mas aí chegou a hora de desenformar o bolo e quem disse que o dito cujo desenformou? Bate pra cá, bate pra lá, enfia a faca aqui, ali, e finalmente você conseguiu desenformá-lo. Detalhe: faltando alguns pedaços que ficaram grudados na forma.

Quem nunca, né? Se você não aguenta mais aquelas velhas formas de alumínio que mesmo untadas deixam alimentos grudados, além de ocuparem o maior espaço nos armários, ou dos frágeis pirex de vidro, já pensou em adotar as formas de silicone na hora de preparar as suas receitas? O quê, nunca ouviu falar sobre as novas queridinhas da cozinha? Ah, vem com a gente então para saber tudo e um pouco mais sobre este utensílio que só facilita a sua vida no mundo gourmet!

Formas-de-silicone-geral

Como são as formas de silicone?

As formas de silicone funcionam como qualquer outra forma, com o diferencial de que são superversáteis, já que podem ir ao forno, micro-ondas e congelador, visto que é possível encontrar no mercado modelos que suportam temperaturas de -60ºC a 230ºC sem sofrer nenhuma alteração e com a vantagem de durarem até dez anos. Sem falar que as formas de silicone são flexíveis, podem ser dobradas de qualquer maneira sem perdem o formato e cabem em qualquer cantinho do armário. Outro ponto alto destes modelos é que eles são antiaderentes, com a superfície mais lisinha que muitos outros materiais e como têm microporos, o calor é distribuído uniformemente . Sem falar que a maioria das formas de silicone são coloridas, com lindos modelos e formatos que fogem totalmente das formas tradicionais e possibilitam embarcar em novas e divertidas formas.

Cuidados e dicas ao usar as formas de silicone

E como o intuito das novas tecnologias gourmet é sempre facilitar a vida de quem cozinha, com as formas de silicone não poderia ser diferente. Como elas são bem maleáveis, o ideal é sempre colocar uma assadeira de alumínio embaixo, para garantir mais estabilidade na hora de levar ao forno e não correr o risco da forma se dobrar e derramar o conteúdo. Além disso, quando for preparar uma receita de bolo nas formas de silicone, coloque a massa até 2/3 do volume da forma e no caso da forma de cupcakes, se deixar alguns espaços vazios, lembre-se de colocar farinha. E sempre que for desenformar o bolo, espere esfriar totalmente.

E uma das grandes questões das formas de silicone é se devem ser untadas. Bom, mesmo sendo antiaderentes, é importante untá-las com manteiga antes de colocar a massa, só para garantir mesmo. E na hora da limpeza, é sempre bom deixar as formas de silicone de molho em um pouco de água quente, para facilitar a saída dos resíduos. Esses tipos de formas podem ir na máquina de lavar louça, mas é sempre bom verificar as indicações do fabricante. E se lavar a mão, utilize sempre sabão neutro na parte macia da esponja, já que o lado abrasivo (o mais áspero) pode riscar as formas. E não se esqueça de quando for desenformar as suas receitas nunca usar a faca para não acabar cortando as suas lindas formas de silicone.

Formas-de-silicone-muffing

Receitas para fazer com as formas de silicone

Agora que você já sabe mais sobre as famosas formas de silicone, que tal algumas receitinhas para estreá-las na sua cozinha? Dá só uma olhada nas delicias que você pode preparar para o cafezinho com as amigas:

Receita de muffing de presunto

Formas-de-silicone-muffing-salgado

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 200 g de presunto ralado;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1/4 de xícara (chá) de óleo;
  • 2 colheres (sopa) de salsa bem picada;
  • 100 g de queijo parmesão (ou meia cura) ralado;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1 ovo médio;

Modo de fazer

Bata no liquidificador o leite, o ovo e o óleo. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, a salsa e o queijo. Depois, adicione a mistura líquida batida no liquidificador e acrescente o presunto ralado, mexendo bem. Distribua a massa nas formas de silicone para cupcake ou muffing e leve ao forno à 180 ºC. Retire os bolinhos quando estiverem bem dourados.

Receita de pão caseiro fofinho

Formas-de-silicone-pao

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 5 colheres de açúcar;
  • 1 colher (sopa) sal;
  • 2 copos (estilo requeijão) de água morna;
  • 2 saquinhos de fermento seco (10 gramas);
  • 9 colheres (sopa) óleo;
  • 1 kg de farinha de trigo mais ou menos.

Modo de fazer

Coloque os 2 saquinhos de fermento nos 2 copos de água morna, quase fria e deixe por 5 minutos. Depois, acrescente o açúcar, o sal, o ovo, o óleo e a farinha de trigo, até soltar das mãos. Sove a massa até ficar macia e deixe descansar de 30 a 40 minutos em uma bacia coberta por um pano. Divida a massa em três partes, abra com um rolo e enrole como rocambole. Unte uma forma somente com farinha de trigo e coloque para assar em forno sem pré-aquecer, para que o pão cresça ainda mais.

Então já sabe, quer mais facilidade para preparar as suas receitas de assados, bolos, tortas, biscoitos e mais uma infinidade de delícias, aposte na praticidade das formas de silicone. E depois não esquece de contar para gente nos comentários como foi a sua experiência. 😉

Com imagens: Pinterest 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *