Formas de bolo diferentes: o segredo para receitas mais bonitas

Boleiras de plantão: quem aí resiste a um bolo quentinho, recém-saído do forno? E se ele ainda for lindo, com um formato bem diferente, daqueles que dá até dó de comer? Sim, a gente sabe que bolo é bom de qualquer jeito, seja feito nas tradicionais formas retangulares, redondas ou quadradas, servido em fatia, pedaço ou no pote, qualquer bolo é muito bom ninguém pode negar. Mas você já deve ter ouvido por aí que a gente come primeiro com os olhos, portanto a beleza é imprescindível quando falamos e pensamos em comida.

E tudo fica ainda mais delicioso quando a gente consegue aliar beleza e sabor, não é verdade? Então para quem adora preparar um delicioso bolo, mas anda cansado de desenformar aquele bolinho redondo, ou para fazer algo diferente consegue no máximo caprichar nos confeitos, se liga nas dicas para fazer bolos lindos e gostosos com formas de bolo diferentes que estão fazendo a cabeça de muitos confeiteiros (as) por aí!

Formas-de-bolo-geral

Tipos de materiais de formas de bolo

Mas antes de você se empolgar com a infinidade de modelos de formas de bolo que tem por aí, fique por dentro dos tipos de formas de bolo para saber qual material atende às suas necessidades e pode facilitar muito a execução das suas receitas de bolos.

Formas de Alumínio

As tradicionais formas de alumínio são as mais comuns na cozinha, já que são superversáteis e assam de carnes a bolos. O alumínio é um ótimo material para as formas de assar bolos, já que quando aquecido mantém a temperatura e assa o bolo por igual. A desvantagem do alumínio é que como não é um material antiaderente, os alimentos acabam grudando mais, como a massa de bolo. Mas nada que uma boa untada na forma não resolva, certo?

Formas de Teflon

As formas de teflon, assim como as panelas do mesmo material, são muito eficientes quando o assunto é antiaderência. Por conta do material utilizado na fabricação, o polímero politetrafluoretileno (PTFE) — que é um material que apresenta um dos mais baixos coeficientes de atrito em relação aos materiais sólidos e por isso garante a antiaderência de formas e panelas. A desvantagem deste material é que é preciso tomar muito cuidado com os utensílios utilizados no preparo dos alimentos, já que o metal e até mesmo a madeira podem danificar com riscos as formas de bolo ou panelas. O indicado é utilizar utensílios feitos com silicone para garantir a durabilidade do teflon.

Leia também:
Para o cafezinho da tarde: receita de bolo mesclado
Receita de Bolo de Laranja com Cobertura, by Lyndey Milan

Formas de Silicone

As formas de silicone são as novas queridinhas na cozinha. Estes modelos são a cara a versatilidade, já que podem ser usados no forno, micro-ondas e até no congelador. Estes modelos podem resistir de -60ºC a 230ºC sem sofrer nenhuma alteração e ainda têm uma durabilidade excelente, de até dez anos. E sem falar que o silicone, por ser um material supermaleável possibilita a criação de diversos formatos de formas de bolo, um mais lindo do que o outro. E o melhor de tudo ainda é a praticidade na hora de untar e limpar as formas.

 

formas-de-bolo

 

Confira 7 formas de bolo para arrasar nas receitas

Bom, agora que você sabe um pouco mais sobre alguns dos materiais utilizados na fabricação de formas de bolo, inspire-se em sete modelos diferentes de formas de bolo para deixar as suas receitas além de saborosas incrivelmente lindas. Confere só!

Rosa

Este modelo de forma pode ser encontrado em teflon e silicone e deixa os bolos incrivelmente lindos! Imagina que charme preparar um chá para as amigas e servir um bolo em formato de rosa. Um arraso, não é mesmo? E para completar, para deixar o bolo ainda mais bonito, você pode preparar uma massa simples, como o pão de ló, e colocar um corante em gel vermelho, para que o seu bolo fique como uma verdadeira flor.

Formas-de-bolo-rosa

Espiral

Um dos modelos de forma de bolo mais clássico da cozinha, o espiral, deixa qualquer bolo, por mais simples que seja, um charme. E para criar um efeito ainda mais encantador no seu bolo, prepare uma receita de massa simples, como o bolo de fubá ou de baunilha e coloque uma calda por cima, como um fondant bem branquinho ou uma calda de leite Ninho. É lindeza e gostosura na certa!

Formas-de-bolo-espiral

Castelo

Essa forma de bolo é para preparar um cafezinho da tarde digno de princesa! Fabricada em silicone, esta forma faz com que os detalhes do castelo fiquem tão perfeitos que vai parecer que o seu bolo foi esculpido! Neste modelo de forma de bolo, o ideal e preparar uma massa simples, como um bolo de limão ou de coco, em que o sabor já está na massa, já que se colocar uma calda ou cobertura pode cobrir todos os detalhes do castelinho.

Formas-de-bolo-castelo

Colmeia

Quer fazer uma graça no cafezinho de domingo da família ou então aquele bolo especial de aniversário do filhote? A forma de bolo em formato de colmeia é ideal! Se achar uma receitinha de pão de mel ou qualquer outra que leve este ingrediente então fica ainda mais perfeito, além de delicioso, é claro.

Formas-de-bolo-colmeia

Coração

Ah, dentre os modelos de formas de bolo essa não poderia ficar de fora, não é mesmo? Pode até parecer piegas, mas a forma em formato de coração é perfeita para celebrar várias comemorações, seja o Dia dos Namorados, Dia das Mães ou até mesmo para quando você está inspirado em cozinhar para o seu amor. E como este modelo de forma não tem nenhum detalhe minucioso é possível encontra-lo em diversos materiais, como alumínio e teflon.

Formas-de-bolo-coracao

Borboleta e outros desenhos

Ah, tinha que ter um modelo de forma de bolo mais kids, para agradar a garotada! Os pequenos vão adorar um bolo em formato de borboleta, ou mesmo de outros bichinhos e personagens, para o lanchinho da tarde e até mesmo comemorar o aniversário. E além de se deliciar com o bolo, eles podem se divertir e ajudar a confeitar o bolo. Capriche na escolha dos confeitos, de preferência os bem coloridos, e peça a ajuda da garotada para deixar o bolo um encanto.

Formas-de-bolo-borboleta

Cupcakes

Ah, os queridinhos e já tradicionais cupcakes não poderiam ficar de fora da nossa lista de formas de bolo, já que este modelo de forma facilita- e muito a vida na cozinha. Isso porque na hora de preparar os bolinhos, você não precisa nem untar a forma, seja de qual material ela for, já que basta colocar as forminhas de cupcake, feitas de papel, nos espaços da forma. Isso vai fazer com que a massa não vaze das forminhas de papel e o bolinho fique com o formato perfeito. Além disso, você tem a praticidade de assar vários bolinhos de uma vez só, claro. Depois é só soltar a imaginação e deixar a criatividade rolar na hora de decorar com a cobertura escolhida e os confeitos.

Formas-de-bolo-cupcake

E aí, gostou das inspirações de diferentes formas de bolo? Uma mais linda do que a outra, não é mesmo? Então escolhe um modelo bem lindo, coloca a água pra esquentar para preparar aquele cafezinho gostoso e divirta-se preparando um delicioso e lindo bolo! Ah, e claro, depois conta pra gente nos comentários como ficou.

Com imagens: Pinterest

6 comentários Adicione o seu
  1. Bom dia, onde compro, moro em Goiânia, Goiás.
    Gostaria de saber se existe formas para pães também, obrigada.

  2. Olá, Daniely. Como faz tempo que disponibilizamos os links, é natural que os produtos esgotem ou saiam do catálogo da loja, fazendo com que os resultados expirem.
    Pedimos desculpa por isso e agora acabamos de atualizar o comentário anterior com novos modelos de formas. Se ainda assim não é o que você procura, pedimos, por favor, que nos avise para que nossa equipe de atendimento possa prestar um atendimento personalizado na busca daquilo que deseja.

    Obrigada.

  3. Jéssica soares, não consegui encontrar a forma espiral. os links que vc mandou apenas 1 funciona e tem apenas 1 modelo de forma diferente que não é a espiral. Você pode deixar algum endereço de email ou algum contato pra eu falar melhor com a empresa? vi muitas formas de silicone mas silicone não me interessa… eu queria mesmo era as formas de aço ant aderentes com formatos diferentes como as da postagem. Quero montar uma mini fabrica de bolos e preciso ao menos de 4 modelos diferentes com disponibilidade de 5 formas de cada modelo pois quero personalizar cada sabor com uma forma diferente. Quero formas pequenas de 15 cm a 18 cm no máximo e todas do mesmo tamanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *