Receita fitness: Espaguete de pupunha com polvo e camarões

Muita gente ainda nem decidiu qual será o menu da ceia da Natal, quem dirá do Ano-novo e por aqui nós já estamos pensando no cardápio com receitas fitness, como um saboroso espaguete de pupunha, para o projeto verão 2017. Sim minha gente, porque nem só de rabanada e peru, regados a champanhe, conseguimos manter a saúde em dia e o corpinho em forma. rs

Por isso, já pensando em dar uma mãozinha para você se sentir bem com o seu corpo, mas sem abrir mão de um dos melhores prazeres da vida que é se deliciar com pratos gourmet maravilhosos e porque não lights, o Luv Gourmet criou uma nova coluna de receitas fitness, muitas delas preparadas pela mais nova colunista do blog, a Caroline Dias.

A Carol, como é carinhosamente chamada pela nossa equipe, tem aquele perfil de quem adora comer bem e experimentar novos sabores, mas de preferência sem abrir mão de ser saudável. Por isso, como hobbie vive explorando novos universos e possibilidades da gastronomia, para preparar novas delícias que serão saboreadas com a família e os amigos, como a receita do post de hoje, um delicioso espaguete de pupunha com polvo e camarões.

Portanto, a partir de hoje, prepara-se para novas experiências culinárias com deliciosas receitas fitness que serão publicadas aqui no blog, para deixar o seu verão ainda mais gostoso! 🙂

panelas-montacasa

Receita de espaguete de pupunha com polvo e camarões

By Caroline Dias

Esta receita fitness é divina para quem busca comer bem sem carboidrato e ama frutos do mar. Eu, particularmente, amo polvo e mesmo sendo o meu primeiro teste com este fruto do mar, superfuncionou. Então,  espero que gostem.

Ah, e para preparar esta deliciosa receita de espaguete de pupunha, escolhi uma trilha sonora fantástica, bem brasileira, que superindico! Afinal, cozinhar com música, tomando um vinhozinho, sempre faz bem.

Agora, mãos na massa!

Ingredientes

  • 1 polvo grande fresco (sem cabeça);
  • 1kg de camarão descascados (com o rabo);
  • 2 cebolas grandes;
  • 1 cabeça de alho;
  • 1 folha de louro;
  • 5 cravos;
  • 3 aipos;
  • 2 cenouras médias;
  • 1 molho de tomate;
  • 1 pimenta dedo de moça;
  • 500g de espaguete de pupunha;
  • Vinho branco seco;
  • Pimenta do reino;
  • Sal do Himalaia;
  • Manteiga;
  • Azeite de oliva;

Modo de fazer

– Bem, para iniciar a nossa receita fitness de espaguete de pupunha, vamos começar com o polvo e o início do nosso molho demi glacê. Primeiro, esfregue o polvo inteiro com sal grosso, para limpá-lo, e reserve. O polvo deve estar sem a cabeça, ok?

– Pique grosseiramente o aipo, a cenoura e uma cebola e meia. Corte na metade a cabeça de alho, de forma a dividir o dente. Na metade da cebola, prenda o louro com os cravos. Ah, pode colocar tudo com casca mesmo, só lave bem antes.

Espaguete-pupunha-ingredientes

– Na panela de pressão, coloque I/4 da manteiga e deixe derreter. Coloque então todos os ingredientes picados e sobre eles, o polvo. Acrescente duas colheres cheias de molho de tomate, um copo de vinho branco, uma concha de água, um fio de azeite e tampe a panela. Assim que pegar a pressão, cozinhe por 8 minutos.

– Numa frigideira grande e bem quente, coloque um fio de azeite, e os camarões. Tempere na frigideira mesmo com sal rosa do Himalaia e pimenta do reino. Sele os camarões por 5 minutos, e vire-os. Lembre-se de não mexer nos camarões e vire um a um, apenas uma vez. Reserve-os.

– Depois de cozinhar o polvo, corte em pedaços os tentáculos e coloque-os na mesma frigideira dos camarões também para selar. Reserve-os.

Espaguete-pupunha-polvo-camarao

– Pegue o espaguete de pupunha, coloque numa panela com água e sal e ferva por 5 minutos.

– Para o molho do espaguete de pupunha, coe o caldo em que o polvo foi cozido e despejo-o na frigideira. Acrescente mais duas colheres de molho de tomate, os camarões e os tentáculos do polvo selados e o espaguete. Deixe cozinhar no fogo baixo por mais 5 minutos e voilà, está pronta a sua receita fitness de espaguete de pupunha sem carboidratos! 🙂

Espaguete-pupunha-molho

– Para finalizar, esprema um fio de limão siciliano e salpique parmesão ralado antes de servir. Huumm, fica um arraso!

Espaguete-pupunha-prato

E uma sugestão de vinho para acompanhar o espaguete de pupunha com polvo e camarões, neste caso tanto um tinto como um branco/verde caem muito bem, eu segui com um DV Catena Malbec, que não é um vinho pesado e harmonizou muito bem. 😉

Foto_carol

Sobre Caroline Dias

Caroline Dias é advogada e CEO do Montacasa. Além de nutrir pela gastronomia uma grande paixão, não abre mão de comer bem. Como hobbie, Carol se dedica a destrinchar todos os segredos da culinária fitness e nos conta aqui todos os segredinhos para preparar receitas de modo alternativo e muito mais saudáveis.

Siga Caroline Dias no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *