Aprenda dicas incríveis para montar uma decoração de mesa tailandesa! Ainda que nunca tenha pisado na Tailândia, difícil não conhecer suas características mais famosas: mil cores, natureza exuberante, uma aura mística e de mistérios e, na comida, o conceito de que o doce, salgado, ácido e apimentado devem estar presentes, ao mesmo tempo.
Com todas estas características, nada mais natural que uma atmosfera que não passa despercebida. Na hora em que comecei a escrever, esta música não sai da minha cabeça – Astrud Gilberto, em uma versão para a tão celebrada Meditation.
Mas tem explicação – como na comida da Tailândia, em que os sabores contrastantes se unem e se complementam, o ambiente também deve ser assim. Para uma comida mais potente, uma música deliciosa e relax, mas ainda assim instigante o suficiente para um jantar.
Decoração de Mesa Tailandesa, veja algumas dicas:
Para servir a salada do chef Marcelo Amaral, pensei em uma decoração rústica para a mesa tailandesa: abuse de madeiras, tramas de palha e ráfia e tecidos naturais, como algodão e linho. Para um contraponto lindo, flores tropicais trazem os pontos de cor. Folhagens, como a de bananeira, por exemplo, podem até servir como sousplat!
Para a montagem da salada tailandesa propriamente dita, vá de tigelas de cerâmica ou de madeira rústica. Vale a pena investir também em alguns pares de hashis – os famosos palitinhos tão típicos da culinária japonesa vão super bem com a salada.
Olha que super efeito na decoração de mesa tailandesa: amei a ideia do abacaxi como centro, em especial por ser tão característico. Invista em flores exóticas como bromélias e alpínias e muitas folhagens. O esquema abaixo explica direitinho o passo a passo, e, depois ainda dá para fazer um suco delicioso ou uma sobremesa incrível com o miolo que não é utilizado para o arranjo. #ficaadica
Para completar essa atmosfera, a iluminação deve ser deliciosa. Muitas velas pela mesa tailandesa trazem calor e charme. Adoro a ideia destas lamparinas penduradas ao redor da mesa – fácil de reproduzir e com muito efeito!
Aprenda também Como montar mesa com ares franceses. Veja inspirações!
E para fechar com chave de ouro, sugiro uma taça de espumantes com uma lichia em conserva dentro: olha o toque tailandês aí! Se quiser, vale até colocar um pouco da calda junto, fica mais docinho. O casamento de espumante com comida tailandesa, uma das melhores harmonizações no mundo dos vinhos, vale a pena experimentar.
Me diz se não dá para receber com estilo com esta mesa com inspirações tailandesas?
Até semana que vem.
Fotos: via Pinterest
–
–
–
Sobre Priscila Mendes
Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.
Siga Priscila Mendes nas redes sociais:
_