3 dicas para quem quer apostar na culinária tailandesa

No post de hoje, o chef Marcelo Amaraldicas de culinária tailandesa e os ingredientes que não podem faltar em um prato com assinatura asiática.

1. Ouse e misture os ingredientes na culinária tailandesa

Um dos detalhes que o chef Marcelo Amaral mais curte na culinária tailandesa é a maneira que os tailandeses misturam os ingredientes, que normalmente todo mundo tem em casa, mas nunca imagina eles juntos. “Todo mundo tem uma fruta em casa e vai fazer um frango de almoço. Então, você corta o frango em tirinhas, aquele jeito chinês, e mistura com a fruta. Abacaxi, por exemplo, com uma castanha. Mais uma vez não estou dando ingredientes, mas uma maneira de fazer o prato”, explica o chef.

culinaria-tailandesa

Leia também: Salada tailandesa com molho by Marcelo Amaral

2. Invista nos molhos

O chef sugere investir nos molhos, já que são ingredientes curingas da culinária thai e que podem ser usados para dar um toque em qualquer prato, desde carnes e peixes a saladas. Ele explica que os ingredientes mais específicos, como as massas de arroz, muitas vezes acabam sendo utilizados somente em um determinado prato.

Segundo Marcelo, vale investir em:
– Molho de ostra – ingrediente vai dar aquele toquezinho de comida chinesa e é supersofisticado;
– Óleo de gergelim;
– Molho de peixe.

Marcelo-Amaral-molhos

3. Aposte no equilíbrio dos pratos

Outra dica do chef é com relação à característica principal dos pratos asiáticos, em que equilíbrio dos ingredientes é o grande segredo.
“Talvez o que a Tailândia mais tenha trazido para mim é o comer agridoce com pimenta, eles pensam muito nisso. Então tem picância, tem que ter um doce para quebrar o picante. Tem ácido, tem que ter o doce para equilibrar o ácido, aí fica o agridoce. Têm também os chutneys, as geleias, para trazer um toque doce ao prato”.

Marcelo-Amaral-Chtney-Pimenta

Gostou das dicas, mas rolou uma preguicinha de pensar em qual prato fazer, quais ingredientes comprar? Então aí vai uma última dica, essa de brinde! Marcelo revela um dos seus segredinhos para fazer um prato simples e rápido da culinária tailandesa e que vai impressionar a você e aos seus convidados. “Eu costumo fazer sabe o quê quando eu estou com preguiça de ir atrás? Eu compro uma geleia de abacaxi, salteio alguma coisa (carne/ave), e dou um leve toque com a geleia. Fica um doce frutado delicioso. Então mais do que ingredientes são as ideias e está tudo ali na sua geladeira.”

Agora que você sabe de todas essas dicas, se joga na culinária thai!

Imagens: Pinterest, Flickr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *