Congelar alimentos: saiba qual a melhor forma!

Comer bem é essencial para o corpo e para a mente, mas não é todo dia que dá tempo de comer do jeito que se deve. Com o passar do tempo, o corpo acaba respondendo como consequência! Mas, você sabia que existe uma maneira alternativa de amenizar isso e continuar controlando bem a sua alimentação? Eu conto a solução para você: congelar alimentos.

Mas calma aí, nem todo alimento pode ser congelado e os que podem, têm restrições. Pensando nisso, fiz uma listinha para você saber a maneira correta de congelar os alimentos. Antes de passar todas as informações, vale ressaltar que a organização pode fazer a diferença, ainda mais se for congelar uma grande quantidade de alimentos. Uma boa ideia é colocar nome em todos os recipientes! Então, prepare-se para anotar tudo.

Práticas para congelar alimentos: frutas e hortaliças

Como cada alimento tem uma características, uma textura, isso requer uma técnica de congelamento para cada tipo. Confira abaixo como congelar as frutas e hortaliças da forma correta!

Culinária-organica-dicas-frutas-verduras-organicas

eletros-montacasaFrutas

É indicado retirar os caroços e as frutas devem estar limpas. Outro detalhe importante é congelar apenas a quantidade que será consumida, evite o desperdício!

Hortaliças

Aqui exige um pouco mais de atenção na execução porque é feito o processo de branqueamento, que serve para conservar melhor os alimentos sem perder as características naturais como: sabor e textura.

Leia também:
Como amaciar a carne e deixá-la mais suculenta? Confira as dicas!
Receita Mac N Cheese: a tradicional pasta americana

Branqueamento

Parece difícil, mas não é, basta um pouquinho de atenção! Coloque os vegetais na água aos poucos. Os vegetais devem estar todos cobertos na água quente (o tempo de cada um está na tabela abaixo). Deixe os vegetais esfriarem, em seguida, com o auxílio de uma peneira, passe na água fria corrente e coloque na água com gelo. Feito esse processo, seque bem e coloque no recipiente para guardar.

congelar-alimentos

*Alguns alimentos podem ser congelados sem o processo do branqueamento: couve, ervilha, milho verde e pimentão (se for usado como tempero).

Carnes

Carnes, aves e até mesmo peixes são feitos da mesma forma: limpe o alimento normal e retire a gordura. Vale lembrar que só deve ser congelada a quantidade de consumo.

congelar-carnes

Alimentos não congeláveis

Como tudo na vida tem exceção, existem alimentos que não devem ser congelados, como ovo com casca, iogurte, folhas (alface, por exemplo), salsão e queijos cremosos.

Atente-se a estes detalhes e congele tudo para aproveitar melhor a validade dos alimentos. Tem mais alguma dica de como congelar alimentos de maneira correta? Fique a vontade para compartilhar com a gente, vamos adorar!

Fonte das imagens: Costume saudável, Portal da Carne, Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *