Não sabe como fazer sopa? Veja receitas em vídeo aqui!

Ah, tomar uma sopa deliciosa, bem quentinha, isso é sem dúvida um dos melhores prazeres do inverno! Se acompanhada de um bom vinho então, aí não tem quem resista. E pra quem não sabe como fazer sopa ou mesmo pra quem está cansado de revirar o livro de receita em busca de uma novidade para o cardápio nos dias congelantes, que tal aprender como fazer sopa com receitas que vão aquecer o seu inverno?

Mas antes de aprender como fazer sopa e se apetecer com as receitinhas, que tal conhecer um pouco mais sobre a história deste prato reconfortante e delicioso?

A história da sopa pelo mundo

Por se tratar de uma comida facilmente preparada à base de água, carnes, legumes e temperos e ainda com valor energético considerável, a sopa acabou por fazer parte do cardápio de todas as civilizações. É isso mesmo, segundo alguns estudos, a sopa surgiu na idade da pedra, quando o homem descobriu o fogo e passou a usá-lo para aquecer a água e cozer os alimentos. Isso aconteceu quando ele percebeu que a carne que caçava fica mais macia quando cozida na água com ervas, além de ser uma comida muito saborosa e nutritiva.

como-fazer-sopa-geral

banner-sopeiras-baixelas

O tempo passou e a sopa passou a fazer ainda mais parte das refeições na idade média, em que era o alimento complementar mais importante nas mesas das famílias dos camponeses. A maioria das receitas de sopas levava ingredientes como abóbora, alcachofra, ovos, ervilha, couve e outra hortaliças, acompanhadas de um pedaço de carne, geralmente de porco.

E não pense que a sopa fazia parte da alimentação apenas das famílias mais simples, não. Nesta mesma época ela também passou a fazer parte do cardápio da nobreza, só que com caldos muito mais fartos em carnes temperadas com especiarias, além de ganhar versões agridoces, com a adição de açúcar ou mel e também um toque colorido, com pitadas de açafrão, para deixar a sopa amarela, ou bem branquinha, com o leite de cabra.

E daí em diante, as receitas de sopas ficaram cada vez mais sofisticadas, com novos ingredientes, de acordo com cada cultura e país de origem, criando diversos aromas e sabores que se incorporaram à civilização para nunca mais sair.

Leia também:
Aparelho de sopa e sopeiras: 5 peças ótimas pra seu inverno

As receitas de sopas pelo mundo

Assim como diversos pratos são considerados o cartão de visitas de diversos países, como a pizza na Itália, a paella na Espanha e o sushi no Japão, as sopas também fazem parte da cultura gastronômica e da história de muitos lugares. Muitas receitas de sopas levam ingredientes que conferem o sabor característico de uma região e são conhecidas no mundo todo. Será que você já experimentou alguma delas?

Brasil

O famoso caldinho de feijão que já caiu no gosto de muitos brasileiros não poderia ficar de fora da lista das receitas de sopas mais famosas.

como-fazer-sopa-caldinho-feijao

Espanha

Uma sopa muito especial, o Gazpacho, leva tomate, pepino, alho, pão e azeite e tem como particularidade ser servida fria. Quer saber como fazer sopa de Gazpacho? Nós já publicamos esta deliciosa receita de sopa no nosso blog, dá uma olhadinha aqui!

França

A clássica Soupe à l’Oignon, ou sopa de cebola, continua encantando o paladar de muita gente ao redor do mundo todo com seu sabor peculiar.

como-fazer-sopa-cebola

Itália

A famosa sopa Minestrone, que é feita com feijão, massas, legumes e pode ainda levar linguiça é perfeita para aquecer os dias mais frios.

Japão

Não é só de sushi que vivem os japoneses. A sopa mais famosa na terra do sol nascente é o Missoshiro, um caldo de peixe com missô-pasta de soja fermentada.

como-fazer-sopa-missoshiro

Veja como fazer sopa com 7 receitas em vídeo

Então, o papo tá bom, você já sabe um pouco mais sobre a história da sopa, como tudo começou, as sopas mais famosas pelo mundo, mas e as receitas de sopas?

Calma, prepare o caderninho de anotação, abra o apetite e vem com a gente conferir sete vídeos de como fazer sopa com diferentes receitas garimpadas no Youtube pra você fugir da mesmice e aquecer o seu inverno!

Receita de sopa de cebola da Rita Lobo

Ficou com vontade de experimentar o clássico da culinária francesa e saber como fazer sopa de cebola? Então confere só esta receita perfeita, do Canal Nhac GNT, para aquecer as noites mais frias e reconfortar qualquer coração!

Receitinha lowcarb de creme de brócolis

Imagina que delícia, saber como fazer sopa saborosa e ainda comer sem culpa? O Canal Temperando {Kelly} ensina esta receita de sopa de creme de brócolis que é rápida de preparar, além de ser super fácil e deliciosa.

Receita de sopa de abóbora e frango

Quem ainda não se rendeu aos sabores da abóbora não sabe o que está perdendo! Além de ser uma ótima opção na elaboração de pratos, por ter poucas calorias, a abóbora é uma boa fonte de fibras e vitamina A. E dá só uma olhada nesta receita de como fazer uma sopa deliciosa do Canal TudoGostoso!

Sopa cremosa de mandioca

Como resistir às delícias da mandioca? Esta raiz, rica em ferro, cálcio e fósforo, vitaminas do complexo B e potássio, muito conhecida e utilizada na culinária brasileira é o principal ingrediente desta receita de sopa do Canal Tudo Receitas, que é de dar água boca! Dá só uma olhada:

Receita de sopa de beterraba e sopa de lentilha da Tati Lund

Dois em um! Neste vídeo do Canal Nhac GNT, você vai aprender como fazer sopa com duas deliciosas receitas superdiferentes e saudáveis que vão te aquecer, mas sem ter que enfiar o pé na jaca! Tudo muito simples e saudável, não tem como não amar.

Receita de sopa Thai com frango da Carolina Feraz

Essa receitinha é para inovar mesmo no cardápio e surpreender o paladar de quem provar! Com uma deliciosa combinação de especiarias, frango e leite de coco, mais uma receitinha do Canal Nhac GNT que é uma explosão de sabores. Veja o vídeo e experimente!

Agora que você já sabe como fazer sopas diferentes e deliciosas para experimentar e surpreender a família e os amigos nos dias mais frios, não tem mais desculpa para continuar só na canjinha e na sopa de legumes, não é mesmo? Vai, se joga, experimenta novas receitas, novos sabores e depois conta pra gente nos comentários como ficou!

Com imagens e informações: correiogourmand.com.br; Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *