Como fazer pão? Veja receitas e truques!

 “Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um (mais um)”

Quem nasceu nos anos 80, assim como a redatora que vos escreve, com certeza deve lembrar de um dos hits que embalava as manhãs do programa da rainha dos baixinhos.

Pois é, não tinha quem não ficasse com água na boca ao ver aquela bandeja de café da manhã que a apresentadora se deliciava. E sim, essa é uma das primeiras memórias que me vêm à cabeça quando penso em pão. Rs

Mas, como não dá para viver apenas de doces lembranças da infância, a vida adulta chega e que tal aprender como fazer pão, hein? Sim, porque por mais que a gente ame aquele pãozinho caseiro de vó ou de mãe, chega uma hora em que também é bom saber como fazer pão, seja para perpetuar a receita de família ou mesmo para se virar sozinho e preparar um café de domingo para a família. Por isso, no post de hoje você confere dicas de como fazer pão, com duas receitinhas deliciosas e truques para conquistar o pãozinho perfeito. Vamos nessa?

Mas, afinal, como fazer pão?

Embora o pão seja a mistura de poucos e simples ingredientes, nem sempre é fácil preparar este alimento milenar, que é considerado um dos mais populares do mundo. Digamos que tudo é uma questão de técnica e paciência, já que um dos segredos de um bom pão é a fermentação, que ocorre enquanto a massa ‘descansa’. Bom, mas para botar a mão na massa de vez, confira duas receitinhas de pão, uma mais tradicional (e deliciosa) e outra mais contemporânea, um pão de banana para quem adora a misturinha de doce e salgado.

Pão caseiro tradicional da vovó

como-fazer-pao

Ingredientes

  • 1 kg de trigo;
  • 5 colheres de açúcar;
  • 1 pacotinho de fermento biológico seco instantâneo;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 batatas pequenas cozidas;
  • 1 ½ copo de água morna.

Modo de Fazer

Em uma travessa ou bowl grande, coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e misture. Acrescente a margarina, o óleo, as batatas cozidas e coloque a água morna aos poucos, até dar o ponto que a massa não grude nas mãos. Sove a massa por aproximadamente 5 a 10 minutos, coloque em uma travessa, cubra com um pano e deixe descansar de 30 a 40 minutos.
Passado o tempo, tire a massa, sove novamente por 5 minutos, divida em 2 ou 3 bolinhas e coloque nas formas de pão untadas com margarina e farinha de trigo. Deixe a massa descansar por mais meia hora, com um pano por cima. Coloque no forno pré-aquecido e deixe assar em fogo médio, a 200º, de 40 a 50 minutos, até que o pão esteja douradinho. Você pode servir o pão ainda quentinho, com uma manteiga fresca ou uma geleia caseira.

*O truque desta receita são as batatas cozidas, que ajudam a deixar o pão bem macio e úmido.

como-fazer-pao-sovar
Sovar a massa nada mais é do que amassar bem contra uma superfície.

Leia também:
Receita de pão rústico de figo e nozes by Espaço Gourmet
Tudo o que você precisa saber sobre as formas de silicone

Pão de banana da Dona Suki

como-fazer-pao-banana

Ingredientes

  • 2 xícaras de trigo;
  • ¼ xícara de açúcar;
  • ½ xícara de aveia em flocos ;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara de óleo;
  • 4 bananas maduras amassadas;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de bicarbonato;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de fazer

Em um bowl ou travessa, misture todos os ingredientes molhados (os ovos e óleo), depois acrescente os ingredientes secos (trigo, aveia, açúcar, sal e bicarbonato de sódio) e misture bem. Adicione as bananas amassadas e por último o fermento em pó. Misture bem, distribua nas formas de pão untadas com margarina e farinha e coloque para assar em forno médio, a 200º graus, durante 40 minutos, aproximadamente.
Este pão fica uma delícia servido com manteiga fresca, cream cheese e até mesmo como entradinha, acompanhado de uma caponata de berinjela ou um patêzinho de queijo.

Huuum, quero ver quem vai resistir a um pão quentinho, recém-saído do forno, com aquela manteiga derretendo e um cafezinho, hein? E agora que você já sabe como fazer pão não precisa mais ficar só na vontade, não. Vai lá, coloca seus dotes culinários em ação!

E se você tem alguma receita, dicas ou truques de como fazer pão, compartilha com a gente nos comentários, vai?!

Com imagens: Pinterest

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *