5 dicas de como fazer horta em apartamento

Gente, a primavera tá aí, fresquinha, começa amanhã. E que tal aproveitar todo este frescor primaveril, arregaçar as mangas e fazer uma horta? No post de hoje, você confere dicas de como fazer horta em apartamento ou espaços pequenos e descobre que  para ter alimentos fresquinhos da sua horta, basta apenas muita criatividade e carinho no cultivo dos alimentos.

E aí, já sabe, adeus temperos secos e industrializados e repletos de agrotóxicos, olá verduras e temperos fresquinhos e orgânicos, diretamente da sua horta!

Como fazer horta em apartamento?

São diversas opções de como fazer horta em apartamento e que se adaptam super bem ao espaço disponível e tem uma maneira mais charmosa do que a outra de fazer horta. Confira e escolha a maneira de fazer horta que mais se aproxima do estilo da sua casa e decoração.

Hortas verticais

São nada mais do que hortas, normalmente suspensas em um suporte – de madeira, pallets, vasos ou floreiras, fixado em uma parede. É uma ótima opção para quem não tem muito espaço na sacada e quer aproveitar as paredes.

como-fazer-horta-em-apartamento-vertical

Vasos

A vantagem dos vasos é que além de cultivar a sua horta, ele serve como decoração e deixa a sua casa ainda mais charmosa. Os vasos podem ser dispostos no beiral da janela, no chão da sacada, em cima de uma mesa ou aparador. Ou seja, qualquer cantinho serve! E para deixar a sua horta ainda mais charmosa, vale plaquinhas com o nome do tempero, vasos customizados com pinturas, tinta lousa para escrever com giz ou tecidos.

como-fazer-horta-em-apartamento-vasos

Louças e panelas

Sabe aquele conjunto de canecas que de meia dúzia sobrou apenas uma? Ou então aquela panela velha, sem condições de uso, mas que tem um valor sentimental para você? Então, tudo isso é perfeito para plantar os seus temperos, além de dar um toque super delicado à sua casa.

como-fazer-horta-em-apartamento-louças

Latinhas

Ao reaproveitar latas de molhos ou manteiga para plantar legumes e temperos, você ajuda ao meio ambiente e deixa a sua horta superdescolada!

como-fazer-horta-em-apartamento-latas

Caixotes de feira

Os queridinhos do momento são superpráticos e ficam uma graça quando dão lugar à sua horta, além de dar um toque todo moderninho à sua sacada.

como-fazer-horta-em-apartamento-caixote

Depois de tantas opções de como fazer uma horta em apartamento ou espaços pequenos, você não tem mais desculpa para não ter a sua horta em casa. E para te ajudar ainda mais a preparar a sua horta, você sabia que há diversos temperos e verduras que podem ser replantados, sem a necessidade de gastar com sementes ou mudas? É minha gente, em tempos de crise, esta dica também é ótima para a saúde do seu bolso. Confira!

5 alimentos que podem ser replantados na sua horta

Cebolinha

Quando for comprar a cebolinha no mercado ou na feira, dê preferência aos maços que vêm com o bulbo. Ao utilizar o tempero, basta cortar a parte branca (bulbo) e deixar um pedacinho da parte da verde (folha). Coloque dentro de um copo com água, em que a parte branca fique coberta cerca de 2,5 cm. O copo deve ficar em um local ensolarado, e a água deve ser trocada todos os dias.

como-fazer-horta-em-apartamento-cebolinha

Manjericão

Depois de comprar o ramo de manjericão no mercado ou feira, basta separar algumas hastes. Corte-as de 10 a 15 cm, retire as folhas da parte de baixo, tire as flores (se houver) e deixe apenas algumas folhas na parte superior. Coloque em um copo de vidro com água até a metade e deixe em um local ensolarado. Troque a água de dois em dois dias e quando as raízes atingirem o tamanho de dois centímetros, é hora de replantar o manjericão em um vaso ou floreira da sua horta.

como-fazer-horta-em-apartamento-manjericao

Alface romana

Pegue a cabeça de alface, aquela que estava pronta para ser jogada fora, depois que você utilizou todas as folhas para a sua deliciosa salada, coloque em uma vasilha com água e troque sempre que necessário. A alface da sua horta não vai ser muito grande, mas será o suficiente para incrementar sanduíches e dar um toque verde ao prato.

como-fazer-horta-em-apartamento-alface

Erva-cidreira

Quem não gosta de um chá de erva-cidreira quentinho, nas noites de frio, para ajudar a relaxar e dormir, ou então gelado, nos dias de calor, com algumas rodelas de limão para refrescar? Para replantar na sua horta a erva-cidreira, basta pegar cinco ou seis talos da erva, deixar na água até criar raízes e depois passar para o vaso com terra já preparada.

como-fazer-horta-em-apartamento-capim

Rúcula

Nos supermercados, normalmente a rúcula é vendida com as raízes. Quando for preparar a sua salada, ou a sua pizza de rúcula com tomate seco, basta tirar as folhas e plantar as raízes em um vaso com alguns centímetros do talo para fora da terra. O tempo para colher as novas folhas de rúcula varia de três a quatro semanas.

como-fazer-horta-em-apartamento-rucula

E aí, gostou das dicas de como fazer horta em apartamento ou espaços pequenos? Corre lá fazer a sua, tira uma foto e envia para gente para mostrar como ficou!

 Imagens: via Pinterest

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *