Como fazer hambúrguer (receitas diferentes, opções veggie e mais)

Você já reparou na quantidade de hamburguerias que tem por aí? Gente, nunca se viu algo assim! É um tal de hambúrguer gourmet pra cá, hambúrguer artesanal pra lá, que mesmo que você esteja firme e forte com o propósito do Projeto Verão 2018 fica difícil resistir a essa delícia!

E claro, nós, do Luv Gourmet, antenados que só, não poderíamos deixar de postar aqui no nosso blog deliciosas receitas de hambúrgueres para você se esbaldar e preparar neste final de semana gostosos sanduíches. Ah, bora aproveitar o embalo do feriado, chama a família e os amigos e inove no cardápio com deliciosos hambúrgueres diferentes, com ingredientes surpreendentes e até uma opção veggie. Vem com a gente saber como fazer hambúrguer e delicie-se!

Como-fazer-hambúrguer-fogo

Fique por dentro da história do hambúrguer

Ele já foi até tema de diversos filmes, acredite se quiser. Sim, nós continuamos falando sobre o famoso hambúrguer. 🙂 E quando a gente pensa onde surgiram os famosos discos de carne, logo vem a mente: Estados Unidos, claro. Sim, a terra do Tio Sam tem o seu mérito na criação do hambúrguer, mas os americanos só descobriram o disco feito com carne moída na segunda metade do século XIX, através dos imigrantes alemães, que embarcaram no porto de Hamburgo, daí o seu primeiro nome ter sido hamburg steak.

A comida rústica foi apreciada no primeiro momento pelos marinheiros americanos que aproveitavam para comer a carne entre dois pedaços de pão, para mastigar algo enquanto trabalhavam. Essa foi a primeira versão do sanduíche que saiu dos portos, virou até mesmo um dos símbolos de um país e ganhou o mundo todo.

Como-fazer-hambúrguer-geral

E como fazer hambúrguer em casa?

Bom, o papo tá bom, mas você já deve estar com água na boca e se perguntando quando vamos finalmente às receitas e o passo a passo de como fazer hambúrguer. Então chega de tortura e vamos ao que interessa!

Receita de hambúrguer artesanal

Você pode até pensar que por ser tão saboroso, o hambúrguer de carne deve ser um prato complicado de fazer. Aí é que você se engana! Na verdade, o grande erro de muita gente é achar que são necessários muitos ingredientes e temperos para preparar o hambúrguer quando na verdade é tudo muito simples. Confere só essa receitinha de hambúrguer artesanal que não tem erro, é delícia na certa!

Ingredientes

  • 1,5 kg de miolo de acém moído ou uma peça de fraldinha bem gorda, com gordura, moída duas vezes;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • Azeite para grelhar.

Modo de fazer

– Pegue 150 gramas da carne moída crua e modele o hambúrguer com a própria mão, apertando bem. A dica de chef é apertar o centro do hambúrguer com uma colher, para o disco de carne não inchar quando for ao fogo.
– Para quem vai preparar o hambúrguer na frigideira, pré-aqueça a panela em fogo médio-alto por 5 minutos e adicione um fio de azeite para untar. Caso opte em grelhar o hambúrguer na churrasqueira, prepare o fogo antes e assim que estiver em brasa, de intensidade média-alta, coloque os hambúrgueres para grelhar.
– Vire os hambúrgueres somente quando um dos lados já estiver frito. Após virar, acrescente uma pitada de pimenta-do-reino e uma pitada de sal.
– Depois de virar o hambúrguer, coloque o queijo e deixe derreter. Você pode usar um abafador ou até mesmo uma tampa de panela, se for o caso.

Como-fazer-hambúrguer-carne

Mais uma dica de chef, agora com relação ao tempo para assar o hambúrguer. Para quem gosta de um hambúrguer malpassado, deixe 1min30 de cada lado. Já quem não dispensa um hambúrguer ao ponto, 2min30 de cada lado e bem passado, deixe de 4 a 5 minutos de cada lado. Na verdade, tudo vai depender da potência da sua chama e da frigideira ou da grelha e do fogo. Esta base de tempo é válida para um hambúrguer de 180 gramas.

frigideiras-montacasaHambúrguer veggie de lentilha

Essa receitinha veggie de hambúrguer agrada tanto quem não come nada que seja feito com ingredientes de origem animal e até quem gosta de variar no cardápio e experimentar novos sabores. E o melhor é que além de delicioso, o hambúrguer de lentinha é superfácil de preparar. Confere só!

Ingredientes

  • 300g de lentilha;
  • 200g de farinha de rosca;
  • 50ml de molho shoyo;
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda;
  • 1 colher (sopa) de cominho;
  • 1 colher (sopa) de gengibre;
  • ½ cebola picada;
  • ½ maço de salsinha.

Modo de preparo

– Em uma panela de pressão, cozinhe as lentilhas de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar e coloque-as em uma vasilha. Acrescente a cebola e a salsinha picadas.
– Tempere a mistura de lentilha com sal, o molho shoyo, a mostarda e o cominho. Rale o gengibre e esprema o sumo na mistura de lentilha.
– Acrescente aos poucos a farinha de rosca e misture até dar liga.
– Molhe as mãos com água, para a pasta não grudar e faça os discos em formato de hambúrguer. Doure cada lado dos discos em uma frigideira untada com óleo.

Como-fazer-hambúrguer-lentilha

Hambúrguer de frango e aveia

Para uma opção mais light, mas não menos deliciosa, essa receita de hambúrguer de frango que leva aveia é perfeita! Isso mesmo, uma opção de hambúrguer leve, delicioso e saudável. Olha só como é fácil de preparar.

Ingredientes

  • 400 gramas de peito de frango moído;
  • 1 cebola ralada;
  • 1 ovo;
  • 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos;
  • Sal a gosto;
  • Salsinha picada a gosto.

Modo de preparo

– Misture bem todos os ingredientes, o frango moído, a cebola, o ovo, a aveia, o sal e a salsinha.
– Modele os hambúrgueres e deixe na geladeira por 30 minutos.
– Em uma grelha, coloque um pouco de azeite para untar e doure os hambúrgueres dos dois lados.

Como-fazer-hambúrguer-frango

Gente, tô salivando aqui com essas opções deliciosas! Bom, a gente te ensinou como fazer hambúrguer, agora é escolher uma receita e preparar uma hamburgada bem gostosa. E para ficar perfeito, prepare uma mesa, no estilo buffet, com pães, que pode ser aqueles macios, de hambúrguer, ou então o pão d’água ou francês, que são versões mais crocantes. Como acompanhamento, queijo, presunto, maionese, catchup, mostarda e outros molhos de sua preferência, além de alface, tomate e cebola caramelizada, que você confere a receitinha logo abaixo. E claro, tudo mais que a sua criatividade permitir!

Receitinha rápida de cebola caramelizada do chef

Como-fazer-hambúrguer-cebola-caramelizada

Em uma panela, coloque uma colher de manteiga e refogue quatro cebolas fatiadas. Acrescente duas colheres de sopa de açúcar e continue a refogar a cebola. Acrescente três colheres de shoyo e uma pitada de canela em pó. Deixe cozinhar até a cebola ficar bem murchinha. Está pronto um complemento delicioso para o seu hambúrguer.

Bom, agora que você já sabe como fazer hambúrguer nem tem mais muito o que falar, não é mesmo? Bora correr atrás dos ingredientes e preparar pelo menos uma dessas delícias. E não esquece de contar para gente como ficou, hein?

 

Com imagens e informações: gnt.com.br; mdemulher.com.br; guiadohamburguer.com.br; super.abril.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *