Brigadeiro Gourmet de Nutella: aprenda como fazer!

Você já deve ter ouvido falar no brigadeiro gourmet, um dos doces mais queridinhos do Brasil, com a receita sutilmente reformulada. Pois é, para nossa alegrias, este doce vem ganhando cada vez mais espaço nos cardápios de festas e eventos.

A base do brigadeiro gourmet é a mesma do tradicional. O que difere uma receita da outra, é que o gourmet conta com outros ingredientes, tornando o doce mais sofisticado. E sabe qual a melhor parte? É superfácil de fazer. Assim como o brigadeiro tradicional, o gourmet deve ser feito em fogo baixo e o segredo principal é mexer (e muito!) até chegar ao ponto ideal.

Ingredientes para o brigadeiro gourmet de Nutella

  • 10 gramas (1 colher de chá) de manteiga (ou margarina);
  • 1 lata de leite condensado;
  • 25 gramas de chocolate meio amargo 70% (em barra, de preferência);
  • 80 gramas de chocolate ao leite 30% (em barra, de preferência);
  • 120 gramas de Nutella.

 Como fazer?

Primeiro de tudo: corte as barras de chocolate em quadradinhos pequenos, fica melhor para derreter na panela. Em seguida, coloque na panela a manteiga e os cubos de chocolate, e mexa até o chocolate derreter quase completamente. Com o fogo baixo, adicione o leite condensado e a Nutella. A partir daí, o segredo é mexer muito (muito mesmo!) até chegar ao ponto ideal.

brigadeiro-gourmet-de-nutella

Qual é o ponto ideal do brigadeiro?

O ponto ideal da massa de brigadeiro, no geral, é bem relativo. Mas, como você vai enrolar, ele precisa ficar mais durinho. Para identificar não é difícil, mas exige paciência. Quando estiver mexendo e a massa for ficando consistente, você vai chegar ao ponto de cambalhota da massa do brigadeiro. O ponto de cambalhota é quando você vira a panela e a massa desgruda completamente de cima para baixo.

brigadeiro-gourmet-ponto-de-cambalhota
Ponto de cambalhota

Feito isso, coloque o brigadeiro em um recipiente e cubra com plástico PVC – aquele transparente, sabe? – essa cobertura vai servir para que o brigadeiro não se cristalize enquanto esfria.

Leia também:

Receitas com Nutella para dar água na boca!

Panelas Le Creuset: mais que utensílios, relíquias

Enrolando o brigadeiro gourmet

O acabamento do brigadeiro gourmet é tão importante quanto o cuidado ao fazer a massa. Quem não fica com água na boca quando vê uma linda caixinha de brigadeiros com confeitos diferentes? Pois é, a parte final faz toda a diferença. Confira algumas sugestões de coberturas para enrolar os brigadeiros e deixá-los ainda mais saborosos!

SPLITS

Splits são mini pedacinhos de chocolate belga, deixam o brigadeiro gourmet supercharmoso e ainda dá um gosto todo especial na massa.

 

brigadeiro-gourmet-de-nutella-splits
BLOSSOMS

São raspas de chocolate belga. Extremamente gostoso e deixa o brigadeiro ainda mais lindo. Podem ser encontrados em diversos sabores – chocolate branco, morango e outros – dando um leve toque no sabor do brigadeiro! Vale a pena apostar.

brigadeiro-gourmet-de-nutella-blossons

 

Viu como é fácil fazer? Além de o brigadeiro gourmet de Nutella ser delicioso, é uma ótima opção de presente! Basta colocá-los em uma forminha bonita junto com uma caixa mais trabalhada e está feito um presente original e personalizado!

brigadeiro-gourmet-de-nutella-caixa

E aí, curtiu a receita de brigadeiro gourmet de Nutella? Se você tem mais alguma receitinha de brigadeiro gourmet imperdível, conte para gente nos comentários, vamos adorar saber!

 

Imagens: Brigadeiro di cunhada, Sweet life eventos, Doce casa gourmet, Revista casa e jardim, Sublime de leite;.

 


4 comentários Adicione o seu
  1. Oi Janine,
    Para as medidas, acredito que você consiga fazer uma média de 50 brigadeiros pequenos, mas tudo vai depender do tamanho que você quer as bolinhas!

    😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *