Receita de bolinho de bacalhau fit

O bacalhau é uma iguaria da culinária que há muito tempo surpreende pelos aromas e sabores. Mas vale lembrar que ele não é um peixe e sim um processo de salga e secagem realizado em alguns peixes específicos – são eles Gadus macrocephalus, Gadus ogac e Gadus morhua – este último considerado o melhor deles. Os vikings, que viajavam muito, são pioneiros no preparo de bacalhau, justamente porque eles tinham como principal alimento o peixe, mas precisavam conservá-los por mais tempo para garantir o almoço e jantar.

Nos dias atuais, e mais especificamente nesta época do ano, o consumo de bacalhau aumenta muito e é exatamente por isso que a nossa colunista Caroline Dias, nos passa hoje uma receita de bolinho de bacalhau fit. Sim, você sabia que para ser fitness e manter o peso não é necessário passar fome ou comer pratos sem sabor? Esta receita é muito simples de fazer e dá aquele up na sua dieta. Confira!

***

Eu que sou uma legítima portuguesa, tive que reinventar minha especiaria mais deliciosa, o bolinho de bacalhau. Para tanto, ligue o som e vamos seguir com a linda, talentosa e portuguesa Luisa Sobral.

Claro, como não poderia faltar, abri um vinhozinho, um Eugênio de Almeida, que remete uma das minhas melhores referências de um bom vinho tinto português, Alentejano, e que tem um excelente custo-benefício.

Leia Também:
[Receita] Pizza com massa de couve-flor
Fricassé de Frango Fitness: ótima receita para o almoço!

comprar-panelas

Ingredientes do bolinho de bacalhau fit

– 500g de bacalhau dessalgado (é ideal é já pegar o desfiado, pois é mais barato)

DICA: Tome muito cuidado ao comprar o bacalhau. Isto porque, principalmente nesta época do ano no qual o consumo aumenta bastante, muitos comércios vendem gato por lebre. Mas, para não cair nesta cilada há alguns segredinhos: ele é bem seco, a carne não é totalmente branca, a cauda é triangular e escura, e o preço, claro, por ser um item importado, é mais caro. Atente também ao certificado de procedência, isto é mais uma garantia de que você está comprando um produto original.

– 600g de batatas doces grandes picadas;
– 6 dentes de alho;
– 1 cebola;
– Salsinha;
– Farinha de linhaça dourada;
– 1 litro de leite de amêndoa;
– Azeite de oliva.

Modo de preparo

– Cozinhe o bacalhau no leite por 15 minutos e reserve.
– Neste mesmo leite do cozimento do bacalhau, coloque as batatas doces picadas e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos.

receita-de-bolinho-de-bacalhau
– Em outra panela, refogue o alho e a cebola no azeite.

bolinho-de-bacalhau-fit
– Desfie o bacalhau e o refogue com o alho e a cebola.

receita-bolinho-de-bacalhau-fit
– Em um recipiente, amasse a batata doce e depois misture com o bacalhau.

bolinho-de-bacalhau-fit-receita
– Misture tudo, salpique com salsinha e pimenta do reino.

como-fazer-bolinho-de-bacalhau-fit
– Espere esfriar, faça bolinhas e as role na farinha de linhaça.

bolinho-bacalhau-fit

bolinho-de-bacalhau-fit-como-fazer
– Preaqueça o forno a 220 graus e deixe assar por 20 minutos.

bolinho-de-bacalhau-fit-dicas
Voilà, eis um bolinho de bacalhau fit super “gira”! ❤

Com informações de Food Safety.

Foto_carol

Sobre Caroline Dias

Caroline Dias é advogada e CEO do Montacasa. Além de nutrir pela gastronomia uma grande paixão, não abre mão de comer bem. Como hobbie, Carol se dedica a destrinchar todos os segredos da culinária fitness e nos conta aqui todos os segredinhos para preparar receitas de modo alternativo e muito mais saudáveis.

Siga Caroline Dias no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *