Você com certeza já ouviu alguém comentar algo e deve ter se perguntado: mas afinal, o que é culinária orgânica? Hoje, o Luv Gourmet vai te explicar um pouco mais sobre essa tendência mundial de alimentação. Só que para entender o que é culinária orgânica, primeiro temos que partir do princípio e explicar de onde vem este conceito.
Descubra o que é culinária orgânica: tudo começa com os alimentos orgânicos!
Os alimentos orgânicos são o resultado do cultivo de frutas, verduras e hortaliças produzidos sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas, que normalmente são utilizados para controlar doenças e aumentar a produtividade, como é feito nos alimentos convencionais. Além disso, os alimentos também não podem ser geneticamente modificados. E não pense que os orgânicos se restringem apenas às frutas e verduras. Ovos, carnes, óleos e vinhos também podem ser produzidos organicamente. A diferença nas carnes e ovos é que os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, anabolizantes e hormônios.
Cultivo orgânico: o meio ambiente agradece!
No cultivo orgânico, a produção também é menos agressiva ao meio ambiente, já que não há a contaminação do solo, da água e da vegetação. Para cultivar o alimento orgânico e evitar a contaminação por pragas, os agricultores se valem de técnicas de compostagem, manejo orgânico do solo e adubação verde. Por isso, há quem defenda que os alimentos orgânicos são mais saborosos que os alimentos convencionais, já que todos os nutrientes são preservados e não há interferência no sabor dos alimentos por concentrarem menos água.
Leia também:
2 receitas mexicanas by Frida Kahlo pra você fazer em casa
Mas como saber se um produto é realmente orgânico?
Os orgânicos estão cada dia mais presentes na vida das pessoas, seja na mesa, nas prateleiras dos supermercados e nas feiras especializadas neste segmento. Com isso, é também frequente a dúvida de como saber se o que vocês compra e serve à mesa é realmente um alimento livre de agrotóxicos.
Para garantir que o consumidor não vai comprar “gato por lebre”, os produtos orgânicos têm um selo do Ministério da Agricultura. É este aqui, ó:
Esta é a garantia de que o alimento e a sua produção foram fiscalizados por empresas certificadoras e que realmente são orgânicos. A única desvantagem para quem compra os alimentos orgânicos nos comércios é que normalmente eles são mais caros que os convencionais, já que são produzidos em menor escala e o custo de produção e manutenção é maior.
Tá, mas o que é culinária orgânica?
Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre os alimentos orgânicos, fica mais fácil explicar o que é a culinária orgânica, que na realidade é nada mais, nada menos do que pratos feitos apenas com ingredientes orgânicos, ou seja, alimentos puros, livres de componentes químicos e toxinas.
O movimento da culinária orgânica consolidou-se ainda mais devido ao fato da mudança de comportamento por parte das pessoas, que estão preocupadas em manter uma vida mais saudável. Para quem busca uma alimentação regrada e quer aliviar o organismo do acúmulo de toxinas que acumula ao longo da vida, devido ao consumo de produtos artificiais, corantes, conservantes e aromatizantes, a culinária orgânica vem como uma das soluções.
É por isso que é cada vez mais comum encontrar vários restaurantes que oferecem pratos da culinária orgânica e têm uma proposta que preza pela saúde e sustentabilidade, e com isso provam que é possível fazer gastronomia de primeira linha respeitando esses valores.
Mão na massa: como fazer uma horta orgânica em casa?
Para quem preza por uma vida saudável, mas nem sempre pode comprar os produtos no mercado, em função do custo, ou ir a um restaurante especializado em culinária orgânica, que tal ter uma horta orgânica em casa mesmo? Gostou da ideia? Agora que você já sabe o que é culinária orgânica, dá uma olhadinha no vídeo abaixo e veja como cultivar alimentos orgânicos no seu quintal ou mesmo na sua varanda!
E aí, curtiu? Mas não para por aí, não! Como a gente adora te inspirar e provocar mudanças positivas na sua vida, aproveitamos também para mostrar alguns ambientes decorados com hortinhas de orgânicos que são uma graça e vão deixar a sua casa ainda mais cheia de charme.
Incorpore a culinária orgânica
Gente, tá demais, não? E para fechar o post de hoje, que tal uma receitinha para começar a incorporar a culinária orgânica no seu dia a dia? A nossa dica fica por conta de um delicioso suco! Anota os ingrediente e aproveita para refrescar o seu dia.
Receita de suco orgânico de maçã, uva e limão
Ingredientes:
- 1 maçã orgânica com casca (cortada em pedaços);
- 200 ml de suco de uva orgânico (facilmente encontrado nos mercados);
- ¼ de limão orgânico com casca;
- 100 ml de água gelada;
- Gelo;
- Açúcar demerara orgânico a gosto (caso deseje adoçar).
Modo de preparo:
– Junte todos os ingredientes no liquidificador, bata bem, coe e sirva em copos ou taças.
Fácil, fácil, não é? Olha lá, se você quer levar uma vida mais saudável, o Luv Gourmet já te deu várias dicas sobre o que é culinária orgânica e agora você não tem mais desculpa! 😉
Imagens: Pinterest.