Tendência entre aqueles que cozinham, a varanda gourmet é o espaço que você precisa para receber bem e tirar o melhor de suas receitas.
Cada vez mais valorizada em casas e apartamentos, as varandas gourmet têm se mostrado uma alternativa interessante para aqueles que gostam de fazer do ato de cozinhar um verdadeiro ritual – no qual os aromas, sabores e o bem-receber são os grandes protagonistas. No entanto, por mais que o espaço seja cada vez mais comum, muita gente fica em dúvida na hora de montar este espaço em casa – às vezes porque acha que não tem espaço; às vezes porque não sabe como combinar mobiliários e eletrodomésticos em uma área diferente da tradicional cozinha.
De fato, transformar a varanda em uma ‘extensão do quintal’ exige bom senso e equilíbrio de cores, disposição dos mobiliários e boa adaptação da parte elétrica e hidráulica – já que alguns imóveis – os mais antigos – não possuem estrutura para a montagem desta ideia.
Leia também: Outras inspirações lindas para a varanda gourmet!
Assim, aqui no blog, mais do que passar as melhores inspirações para suas receitas, também te passamos boas dicas para a criação do seu laboratório gastronômico fora das quatro paredes da cozinha. Vem com a gente!
Estilo & mobiliários da varanda gourmet
Se você procurar por inspirações para a varanda gourmet na internet – e aqui mesmo nesta postagem – vai perceber que não existe um ‘padrão’ de varanda gourmet. Logicamente, todas terão características de uma cozinha em estrutura, no entanto, o estilo pode seguir o seu gosto pessoal em qualquer tipo de problema:
- Ela pode ser toda retrô, com o uso de ladrilhos hidráulicos, cores e mobiliários com cara de ‘mais antiguinhos’.
- Toda moderninha, com o uso de eletrodomésticos hi-techs e mobiliários com linhas mais retas.
- Se o espaço é pequeno, montar uma varanda gourmet mais clean, passa a sensação de que o ambiente é maior do que é de fato.
- Despojada e divertida, com o uso de muitas cores e móveis cheios de design. Vale até apostar em pufes e banquinhos para deixar à disposição dos convidados.
- Ou, então, mais rústica com o uso de móveis de fibras e armários de madeira.
Mas, de qualquer forma, use o bom senso para que o excesso de mobiliários e acessórios para varanda gourmet dispostos atrapalhem a circulação, afinal, como a varanda gourmet será um espaço para receber mais pessoas, é bem mais bacana que estas peças sejam leves e que possam ser trocadas de lugar.
Boas ferramentas para cozinhar
De nada adianta ter uma varanda gourmet linda se os eletrodomésticos deixam a desejar quando você mais precisa, né? Atente ao custo-benefício dos produtos e sempre pense em trazer o melhor para suas receitas.
O mesmo podemos falar das panelas, dos utensílios domésticos menores e daqueles aparelhos mais moderninhos que, além e ganhar as cozinhas, são um espetáculo para sua varanda gourmet também: como os grills, forninhos e outros equipamentos elétricos.
Outras dicas valiosas
Iluminação: por mais que a varanda gourmet esteja localizada na parte de fora da casa ou na parte externa do apartamento – ali integrada com a sala ou outro cômodo -, se faz necessário, obviamente, pensar na iluminação. Privilegiar a luz natural é sempre uma boa (e sustentável), tá? Mas, algo que combina bastante com este tipo de espaço, são as arandelas ou mesmo velas, para criar um clima mais aconchegante e intimista quando o jantar já estiver prontinho.
Horta: temperinhos para cozinhar precisam estar sempre à mão. Então, que tal integrar alguns vasinhos à decoração e trazer ainda mais funcionalidade para sua varanda gourmet? Se o espaço for maior, um pequeno jardim vertical é ótimo para trazer mais vida ao ambiente, do contrário, uma floreirinha já dá um supercharme.
Bancada: a bancada é uma saída interessante para varandas gourmet menores que não permitem a colocação de uma mesa – nem que elas sejam de quatro cadeiras. O espaço fica parecidinho com aquelas tradicionais cozinhas americanas, cheias de charme e com banquetas igualmente lindas – que, inclusive, podem combinar com outro objeto da mesma cor presente no décor.
O piso: na varanda gourmet, prefira o uso de pisos de qualidade e antiderrapantes, afinal, além de ser uma área que precisa ser constantemente limpa e que, por ventura, pode estar exposta à umidade, um carpete ou o uso de tapetes, por mais que seja bonito, não são peças funcionais, ou sejam, só atrapalhariam, tanto a circulação quanto a organização.
Parte elétrica e hidráulica: como dito lá no comecinho do post, antes de montar uma varanda gourmet – se é que você já não comprou um apartamento todo adaptado para este fim – faz-se necessário a verificação profissional da parte elétrica e hidráulica do espaço, afinal, o ambiente será uma extensão da cozinha, com pia e equipamentos elétricos.
Churrasqueira: muitas varandas gourmet contam com churrasqueira – o que a tornam ainda mais interessantes para aqueles que gostam de carnes e reunir amigos para ‘petiscar’. Aqui, você encontra ideias bem interessantes para montar este espacinho em casa.
E você, já montou sua varanda gourmet? Conte para gente nos comentários!
Se a resposta é não, ficam as inspirações para você arrasar e criar o seu espacinho!
Imagens: Adela Parvu, Pinterest, DesignFx, Moda e Conforto, Morar Kallas, Papo de Casada, Mulher Uol, Vitrallis, WePik, Minha Casa na Serra, Casa Abril, Moma Condominium, Aline Back, Pride Residences.